sexta-feira, 12 de abril de 2013

Série Mulheres da Bíblia: Rainha de Sabá

Meninas, hoje o nosso estudo será sobre a Rainha de Sabá. Quem foi ela? O que podemos aprender? Leia com atenção! Peça a Deus enquanto você lê este texto que Ele te dê sabedoria para entender e aplicar no seu dia dia as características desta rainha!
------------------------------------------------------------------------

A VIDA DA RAINHA DE SABÁ
Leia 1 Reis 10:1-13

Podemos dizer que a rainha de Sabá era uma mulher teimosa, assim como muitas. Mas o fato foi que a sua teimosia gerou fé. Acredito que eu e ela temos muito em comum haha a teimosia!!! 

“Bendito seja o Senhor teu Deus, que se agradou de ti.” 1 Reis 10.9a

Mas quem era essa rainha?

Ela habitava em Sabá. Os sabeus provavelmente viviam na parte sul da península arábica. Jesus se referiu a ela dizendo que tinha vindo dos confins da terra – Mt 12.42. Esta região era riquíssima em ouro e em especiarias. De lá se importava grande quantidade de perfumes valiosíssimos!

O que sabemos dela?

-Era riquíssima: 1 Rs 10.2

-Viajou cerca de 2.000 km (ex: de Porto Alegre até Brasília) montada num camelo para visitar Salomão. Uauuuuuu olha só o que a teimosia e a curiosidade faz hein!

-Levou muitos presentes: mais de 4 toneladas de ouro (120 talentos) e muito sândalo (uma árvore vermelha). O óleo de sândalo era usado para perfumaria e sua madeira para fabricação de instrumentos musicais: 1 Rs 10.10-12
-----------------------------------

Sendo uma rainha imensamente rica, é de se esperar que fosse no mínimo vaidosa. Ao ouvir a fama de Salomão, não hesitou em empenhar esforços para conhecer de perto aquele que era, sem dúvida, o homem mais famoso do mundo!!!!

Quando alguém ganha fama de inteligente ou alguma coisa que tem ótima qualidade, qual a primeira atitude alheia? Provar se é real. E foi exatamente o que a rainha de Sabá fez em relação ao conhecimento de Salomão à respeito de Deus (1 Reis 10:1).

A intenção dela realmente foi prová-lo, tanto que fez uma lista só de perguntas difíceis, para ver se Salomão responderia. E ele respondeu a todas elas (1 Reis 10:4). Salomão era um homem muito inteligente!!!! 

Depois de ouvir tudo o que Salomão explicou, ela percebeu todas as coisas que estavam ao redor dele – casa, comida, servos (1 Reis 10:4-5). Apenas observando isso, já mostrava o grande homem conquistador que era. Porém, só depois de ter todas as respostas, a rainha de Sabá foi capaz de perceber as demais coisas, que estavam tão claramente diante dos seus olhos.

E quantas mulheres não são assim? Ficam procurando respostas, sendo que elas estão bem perto, em situações tão óbvias quanto as respostas de cada uma das dúvidas. Às vezes não queremos ver o que está diante de nós, preferimos o caminho mais longo, mais teimoso, mais dolorido. 

Fé maior

A rainha de Sabá, percebendo o quanto a sabedoria de Salomão era ainda maior que toda a sua fama, creu no Deus dele, pois viu sua inteligência e também tudo o que tinha (1 Reis 10:9).

Cada uma de nós precisa se comportar de tal maneira que as pessoas queiram ser crentes como nós somos. Devemos inspirar nas pessoas o desejo de conhecerem este maravilhoso Deus!!! 

A teimosia dela a levou para uma fé maior. Poderia ser através de um caminho menos ousado, sem provar a sabedoria de Salomão? Talvez sim, mas ela precisava ver, a sua fé estava relacionada a isso. E qual o problema? Nenhum. Isso mostra que Deus pode falar com todos, mesmo usando os nossos defeitos, Ele nos ama e nos direciona da melhor maneira para a nossa vida.

Isso não quer dizer que não precisamos buscar o aperfeiçoamento, mas que Deus está além de nossos defeitos. Ele usou a ousadia da rainha de Sabá, de duvidar da fama de Salomão, e a fez crer ainda mais Nele.

Ela é um exemplo de ousadia? Sim. Mas também um exemplo de que Deus fala conosco nos detalhes, evitando um possível constrangimento ou um trabalho desnecessário. Preste atenção ao seu redor, a resposta está bem perto de você!!! Vamos ficar atentas!!!!!!!! 

Irmã, assim como a rainha de Sabá, sejamos corajosas e coloquemos em nosso coração o desejo de aprender do Senhor, crescer em Seus caminhos e nos transformarmos em mulheres cheias de sabedoria.

O grande desejo desta rainha era não apenas conhecer o rei cuja sabedoria foi dada por seu Deus mas também conhecer o Deus que fez maravilhas na vida dele.
Ela era uma mulher que queria saber a verdade e queria ver com seus próprios olhos tudo que ela ouvira falar. O próprio Jesus a elogiou ao ver o seu esforço em vir de tão longe para conhecer a sabedoria de Salomão. Em Mateus 12:42, Ele disse que ela "... veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão."

Assim como a rainha de Sabá, não devemos medir esforços, nem distância, nem tempo para aprendermos mais sobre Aquele que não mediu esforços para morrer no meu e no seu lugar para nos dar a vida eterna. Devemos assim como ela, partir em busca de sabedoria.

Esta mulher merece, realmente, a nossa admiração, pois ela:

1- não se preocupou com o cansaço a fim de que pudesse alcançar seu objetivo;
2- não se preocupou com a distância, embora, provavelmente, tivesse que viajar uns setenta e cinco dias;
3- não se preocupou com quanto iria gastar com os presentes que ela estaria levando para o rei Salomão - muito ouro, especiarias e pedras preciosas.

Quando a rainha viu a sabedoria de Salomão, a casa que ele fizera, a comida que havia na sua mesa, o modo de agir de seus servos, as suas vestes, os seus copeiros e os holocaustos que ele oferecia na casa do Senhor, a Bíblia nos diz que ela "ficou fora de si" (1Re 10:5b).

Ah, irmã, muitas de nós têm os corações endurecidos e não mais se maravilham ...

1- quando ouvem a Palavra de Deus;
2- quando lêem a Bíblia;
3- quando cantam hinos de louvor ao Senhor;
4- quando oram.

Em 1 Reis 10:13 a Bíblia nos diz que... "... o rei Salomão deu à rainha de Sabá tudo o que ela desejou, tudo quanto pediu, além do que dera por sua generosidade..."
E a rainha de Sabá partiu para a sua terra com seus servos, conhecendo não apenas o homem mais sábio do mundo - o rei Salomão - mas conhecendo um Deus que lhe deu um coração desejoso de buscar conhecimento não só das coisas terrenas mas das coisas eternas.
----------------------------------------------------

Em Mateus 6:21 a Palavra de Deus nos diz que "onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." Então, irmã, que o nosso tesouro esteja repousando nos braços do Senhor e que o nosso coração esteja almejando, ardentemente, crescer no pleno conhecimento de Deus, pois só assim Ele nos abençoará com sabedoria!!!!

Que Deus nos encha de sabedoria!!!!!!! 
E você, precisa ver para acreditar? Compartilha conosco!!!
Deus abençoe!
Paulinha

14 comentários:

  1. Gostei do texto, mas tenho que dizer que a rainha de Sabá era negra. Essa foto é da atriz Elizabeth Taylor, que fez a Cleópatra no cinema. Troque a foto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Texto tem um belo conteúdo . E nao vai ser uma foto que irá estragalo

      Excluir
  2. Seria uma boa idéia se eu me vestisse dela na festa do tabernáculo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://womensenews.org/wp-content/uploads/female-Ethiopian-student.jpg

      Essa sim parece mais, muito mais, com a verdadeira rainha de sabá!!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Já leu o livro "Sabá, O País das Fragrâncias"? Encontre, é muito legal.

    ResponderExcluir