domingo, 2 de fevereiro de 2014

A Mulher de Ló

Lembrai-vos da mulher de Ló. Lucas 17:32


"Rompa com seu passado"
(Leitura Bíblica: Gênesis 19:26)

Todas nós já ouvimos falar da mulher de Ló. Pouco se sabe sobre ela, mas o suficiente prá sabermos que não queremos e não devemos ser como ela foi se não quisermos ter o mesmo fim trágico e bizarro que ela teve: virou uma estátua de sal.
Assim vivia a Sra. Ló, absorvida pelas rotinas. Quando Ló armou suas tendas na direção de Sodoma (Gn 13:12), eles não tinham a menor ideia do que os aguardava lá. Na próxima vez que os encontramos, a família de Ló está bem instalada em Sodoma. As nuvens do julgamento estavam se formando sobre a cidade. Gênesis 19 descreve como Ló recebeu dois mensageiros divinos em sua casa (v. 12). Eles ordenam que ele reúna a família e saia. Ló tentou persuadir genros e filhas, mas eles não creram nele. Ló vivera muito tempo em Sodoma e perdera sua autoridade espiritual.

Finalmente Ló, a esposa e duas filhas solteiras são quase arrastados para fora, com o imperativo: “Não olhes para trás” (v. 17). As ordens divinas têm duas características: elas são objetivas e são claras. Mas a Sra. Ló desconsiderou a advertência. Olhou para trás e foi convertida numa estátua de sal (v. 26). “Lembrai-vos da mulher de Ló”, diz Cristo. O pecado básico da Sra. Ló é o pecado da desobediência. Seu olhar não é mera curiosidade, mas o resultado de muitos anos de rebelião contra Deus. Seu coração ainda estava em Sodoma, e ela não soube apreciar a nova chance.

É importante guardarmos a advertência dos anjos! “Não olhar para trás” – Hb 12.2.

Olhar para trás é sinal de uma mente dividida. A Sra. Ló chegou perto da salvação. Havia sido levada para fora de Sodoma e colocada no caminho do escape. Ela estava quase lá, nos portões de Zoar, a cidade de refúgio. Bastava dar alguns passos mais. Porém, “olhou para trás” e pereceu com a cidade condenada. Esta é a tragédia do “quase”. Quase salvo, completamente perdido. Quase dentro, completamente fora. Os que estiverem quase salvos não serão em nada diferentes dos que estiverem completamente perdidos. 

“...mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3: 13 e 14)

Fonte: http://www.lagartense.com.br/biblia/

O Jejum da rainha Ester

Bom dia! Deus faz tudo com propósitos. Não foi por acaso que Ester foi coroada rainha... Deus a colocou ali pois mais para frente algo contra o seu povo iria acontecer... Ester sendo do povo judeu conhecia a palavra de Deus e quando soube que grande destruição aconteceria com o seu povo se preparou, jejuou por 3 dias e 3 noites. Passado o tempo do jejum a rainha Ester teve o seu pedido atendido pelo rei e salvou o seu povo! Uma história de coragem e sabedoria. Ester foi muito sábia e corajosa ao jejuar por esta causa e levar o seu pedido ao rei, o rei poderia ter dito não ao seu pedido e exterminado Ester e seu povo, porém Ester se preparou antes de fazer isso, ela jejuou!!!!!

Que possamos ser mulheres sábias assim como a rainha Ester, sem medo e a cada dia nos preparando para as batalhas! Deus é fiel!

Contramão do mundo: Daniel

Temos que andar na contramão do mundo assim como Daniel fez:

Em Romanos 12:2 lemos: “E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Não se conformar é não ter a mesma forma, em outras palavras é não estar na mesma direção. Deus requer de cada cristão que ande na contramão deste mundo.

O profeta Daniel foi levado de sua terra natal para a Babilônia quando ainda era jovem, provavelmente aos 18 anos de idade. Aquele lugar era o maior centro cultural e político de sua época. Em Daniel 1:5 lemos: “E o rei lhes determinou a porção diária das iguarias do rei, e do vinho que ele bebia, e que assim fossem alimentados por três anos; para que no fim destes pudessem estar diante do rei.” Há uma palavra que precisamos destacar deste verso, “determinou”. A “mão” do mundo para Daniel naquele momento era comer daquilo que o rei havia posto à mesa. A Bíblia registra qual foi a atitude do jovem profeta: “Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se”(Dn 1:8).

Daniel resolveu andar na contramão do mundo!!!!!!!!!

Se analisarmos este verso perceberemos que não foi uma decisão fácil. Dentre todos os escravos, Daniel estava numa posição privilegiada, pois foi escolhido para estudar na “Universidade da Babilônia”, a melhor do mundo. Ao decidir não estar na “mão do mundo” ele estava arriscando perder a vaga na universidade, perder status social elevado e um bom emprego. A despeito de tudo isso, o profeta dá dois passos importantes que devem ser dados por todo cristão jovem ou adulto.

Ele “decide” não se contaminar, mas apenas decidir não é o suficiente, logo após ele vai para a ação, pedir ao chefe dos eunucos.

Decisão e ação devem marcar a vida dos cristãos que andam na contramão do mundo!!!!!!!!!

Deus nunca desampara seus filhos. A atitude de Daniel de andar na contramão do mundo foi recompensada pelo Senhor. Em Daniel 1:15 lemos que por escolher uma dieta diferente dos demais, em dez dias pode perceber-se que ele e seus amigos eram mais robustos que os outros. Depois de três anos de estudos eles foram achados dez vezes mais inteligentes que qualquer outro estudante daquele local (Dn 1:20).

Santidade

A santidade uma arma poderosa, use a para combater o pecado. A santificação é um ato em que você declara exclusivamente ser Deus. Ser santo significa a separação dos costumes do mundo e de tudo o que é contrário a vontade de Deus! 

Leia Salmos 119:9-16: 

"Com que purificará o jovem o seu caminho?
Observando-o conforme a tua palavra.
Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos.
Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.
Bendito és tu, ó Senhor; ensina-me os teus estatutos.
Com os meus lábios declarei todos os juízos da tua boca.
Folguei tanto no caminho dos teus testemunhos, como em todas as riquezas.
Meditarei nos teus preceitos, e terei respeito aos teus caminhos.
Recrear-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra."

No salmo acima vemos que manteremos puro o nosso caminho lendo a palavra, buscando ao Senhor, meditando nos preceitos do Senhor, escondendo a palavra em nosso coração...

Senhor nos ajude a diariamente sermos santos. Morrendo para a vida pecaminosa e experimentando a nova vida que o Senhor tem para nós!