sábado, 12 de janeiro de 2013

Sansão - Ele tinha tudo pra dar certo

Oi meninas, para o estudo de hoje vou falar um pouquinho sobre a história de Sansão. A minissérie está sendo exibida na Record todos os dias. Com Sansão podemos aprender tanto mas infelizmente o seu final não foi feliz mas creio que para nós a mais linda história Deus já escreveu! Vamos caminhar juntas nos caminhos do Senhor! BOA LEITURA! 


Sansão foi um dos Juízes que o Senhor levantou, ele foi escolhido para libertar Israel de uma forte opressão dos filisteus, ele deveria julgar Israel por 40 anos, mas julgou apenas 20.

A Vida de Sansão ilustra que nem sempre um bom começo é a garantia de um bom fim. Em Sansão temos que aprender “Começar é muito bom, porém melhor ainda é terminar.”

Por esse motivo, Salomão escreveu: “Melhor é o fim das coisas do que o seu princípio“(Ec 7.8). Sansão teve um bom começo, mas infelizmente ele terminou muito mal.

Sua mãe não podia ter filhos, até que de tanto orar ao Senhor foi abençoada com a geração de um filho que o enviado de Deus lhe disse que viria para liderar seu povo. E lhe deu algumas regras que deveriam ser seguidas após o nascimento do menino. Que seus cabelos não fossem cortados foi uma delas, pois daí viria sua força.
Ele possuía uma força descomunal, e lutou com muitos homens, liderando seu povo e sempre querendo libertá-los da subjugação dos filisteus, povo que possuía a maior parte do domínio do território naquela época. Sansão tinha tudo para dar certo!!!!!! 

A pergunta é: "Por que ele começou tão bem e terminou tão mal?"

1° NÃO ANDE SOZINHO

Ao olharmos para Sansão vemos que ele sempre andou sozinho, durante toda a sua vida. Nunca o vimos com um bom amigo. Você não vai ver Sansão buscando a Deus juntamente com outra pessoa. Sansão não tinha amigos. Aprenda a andar em comunidade, aprenda a amar e ser amado. Mesmo que você se machuque ou machuque outros a cura sempre virá enquanto estamos no corpo. 
Andar sozinho sempre vai esfriar a sua fé! Aprenda a Dizer: SOZINHO NÃO!

A bíblia diz em Eclesiastes 4:9-12 "Melhor é serem dois do que um(...) e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa."

--------------------------------------------------------------------------------

2° NUNCA PERCA A CAPACIDADE DE APRENDER (Juízes 14:1-3)

1 E desceu Sansão a Timna; e, vendo em Timna a uma mulher das filhas dos filisteus, 2 subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timna, das filhas dos filisteus; agora, pois, tomai-ma por mulher. 3 Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: Tomai-me esta, porque ela agrada aos meus olhos.

Ele era centrado em si mesmo, indisciplinado e arrogante, por isso não era ensinável.
Ele não sabia ouvir. Logo no início da sua história seu pai procurou convencê-lo de um grave erro, casar-se com uma mulher de Timma, (filha dos filisteus, povo inimigo) jugo desigual, mas ele "não sabia ouvir".

NEM TUDO O QUE RELUZ É OURO! CUIDADO! NÃO PROCURE FORA DOS CAMINHOS DO SENHOR!!!! AMÉM?! 

Meninas creiam que Deus tem o melhor para a sua vida! Espere, porque Deus lhe dará um servo de Deus como esposo!

Não caia na bobagem de ir buscar fora do povo de Deus seu futuro esposo.
Não saber ouvir, não querer aprender é uma das maiores características de quem vai se dar mal na vida. Sansão não dá ouvidos pra seus pais. Isso lhe parece semelhante?

Quantas vezes agimos como Sansão: Eu sei o que é melhor pra mim! Já sou grande! Eu sou dono do meu nariz! O mundo de hoje está te ensinando a não dar ouvidos para ninguém, somente para você mesmo. (Livre para voar, independente, faça seu destino, etc...) Quantas vezes você não consegue receber uma instrução do seu Líder, Pai, pastor?

Veja o que virou essa história: O casamento de Sansão acontece, mas a história é uma tragédia. Sansão propõe um enigma na festa e quem descobrisse ganharia uma recompensa. Ninguém descobre, a sua mulher tira a resposta e entrega ao seu povo, quando eles respondem para Sansão ele fica furioso, mata 30 homens só para pegar o que havia prometido como recompensa. Então ele vai embora para casa, e o Pai da menina a entrega para outro homem. Quando ele volta vê isso e de vingança queima os campos dos filisteus. Quando os filisteus descobrem que fora Sansão, vão até a casa do seu ex-sogro e de sua filha e os queimam vivos. 

Sansão nunca admitiu os seus pecados, seus erros, nunca se humilhou perante Deus.
Uma pessoa que não quer aprender nunca melhora só piora.

ESPERE EM DEUS!!! NADA DE JUGO DESIGUAL! 

“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?” (2 Co 6.14)
--------------------------------------------------------------------------------

3° TRATE AS FRAQUEZAS DO SEU CARÁTER. (Juízes 16:1)

16:1 E foi-se Sansão a Gaza, e viu ali uma mulher prostituta, e ditou-se com ela.

Uma fraqueza de caráter não dominada hoje, será a causa de uma tragédia moral amanhã. Sansão matou um leão sem nenhuma arma nas mãos; Matou 30 homens; matou mil filisteus com uma queixada de jumento, arrancou os portões de Gaza; mas não foi capaz de dominar a si mesmo.

Sansão não tinha domínio próprio. (Gálatas 5:23). Um homem que não domina a si mesmo acabará construindo a sua própria força. Sansão não dominou seu impulso sexual. Sansão era impulsivo - era reativo. Agia com base nas suas emoções. Ele reagia e não liderava. Ele não pensava antes de agir

E nós? Quais são as áreas fracas do nosso caráter: Fofoca, mentira, inveja, pornografia, ira, murmuração, indiferença, palavrões?

Vamos dominar e tratar antes que sejamos prisioneiras de nós mesmas. Faça a escolha de hoje orar por suas falhas e jejuar! 

--------------------------------------------------------------------------------

4° NÃO BRINQUE COM O PECADO. 

Sansão não podia cortar o cabelo por dois motivos: Era nazireu, e sua força estava em seus cabelos. Mas ele novamente entrega seu coração a uma mulher ímpia chamada Dalila, e ela arma com os filisteus um plano para o pegar. Ela pergunta onde está sua força? Sansão faz disso uma brincadeira ele diz: 7 Se me amarrassem com sete vergas de vimes frescos, que ainda não estivessem secos, 11 Se me amarrassem fortemente com cordas novas, com que se não houvesse feito obra nenhuma 13 E ele lhe disse: Se teceres sete tranças dos cabelos da minha cabeça com os liços da teia.

Ao final ela desvenda o coração dele, e ele lhe entrega o segredo: Os cabelos! Ela os corta enquanto Sansão dorme, ele é pego pelos filisteus que lhe furaram os olhos e o levam preso. Sansão foi colocado a girar a roda do moinho no cárcere do inimigo. Dia e noite provocando risadas nos filisteus. (Juízes 16:18-21)

Três verdades sobre o pecado:
1) O pecado sempre o levará para mais longe do que você pode ir;
2) O pecado sempre te segura por mais tempo do que você gostaria;
3) O pecado sempre custa mais do que você está disposto a pagar.

Como acaba a história de Sansão?
Em uma das suas festas a um Deus pagão, Sansão é chamado para se divertirem com ele. Sansão pede forças a Deus uma última vez, ele derruba os pilares do lugar e morre com todos que lá estavam. 

→ Aquele que era para ser o libertador acabou como escravo...
→ Aquele que era para ser o príncipe, acabou como bobo da corte!

Não abra mão daquilo que Deus reservou para você, não negocie seus valores, não brinque com a sua história, faça hoje mesmo um pacto com Deus, submeta-se por inteiro a ele e seu final será aquele que o Senhor planejou para sua vida.

Jeremias 29:11 Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais.

Viva esta verdade: “O Senhor é a minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador, o meu rochedo em que me refugio; o meu escudo, a força da minha salvação; o meu baluarte”. 

Busque, ore, consagre sua vida e tudo que você fizer vai glorificar a Deus!!!

Certíssima da nossa vitória!!
Um beijão
Paula

Jezabel - O que NÃO é ser uma Mulher V

Oi meninas até o momento estudamos algumas Mulheres Virtuosas da bíblia e suas características, a pedido da Jéssica Santos vamos estudar quem foi Jezabel e entender porque ela foi a mulher mais impia da bíblia. Jezabel não é um exemplo a ser seguido por nós. Com sua vida vemos o que NÃO É SER UMA MULHER V! 


Principais Características: vaidosa, dominadora, idolatra, feiticeira, vulgar, promiscua, pagã

Jezabel era filha de Etbaal, rei dos sidônios e adorava Baal (idolatria). Sob a influência dela, o rei Acabe,seu marido, construiu um altar e um templo para Baal. A própria Jezabel dava teto e comida para 850 profetas das religiões pagã (I Rs 18.19).

Ela foi e é considerada a mulher mais ímpia citada na Bíblia. Ela era arrogante e calculista, premeditava a morte dos profetas do Senhor! O alvo de Jezabel de promover a adoração a Baal, transformou-a numa mulher destrutiva.

Jezabel usava sua beleza e sua persuasão para manipular o marido, mas atrás dos seus encantos havia uma mulher maldosa, sem escrúpulos, capaz de passar por cima de tudo e todos para ter o que almejava. 

O profeta Elias, após derrotar os profetas de Baal no monte Carmelo, foi cruelmente perseguido por Jezabel, a ponto de desejar a morte. Com a ajuda de Deus, Elias enfrentou Jezabel predizendo que ela e sua família seriam exterminados. E foram (2Rs 9.33)! Nada restou: poder, luxo, dinheiro e família!

Embora Jezabel se vestisse bem e se enfeitasse (2 Rs 9.30), em seu interior ela era feia por causa do ódio.

Como é triste ver em nossos dias, em nossa sociedade, a mesma arrogância de Jezabel. Pessoas que desprezam por completo as ordens de Deus contidas na Bíblia. 

Morte de Jezabel 

A desafiadora Jezabel, foi jogada da janela. Caiu e morreu como foi predito por Elias e mais tarde por Eliseu. A queda foi tão forte que os cavalos a atropelaram e a parede foi manchada com seu sangue. Quando foram sepultá-la, pouca coisa encontraram. “… não acharam dela senão somente a caveira, os pés e as palmas das mãos” (II Reis 9:35).

A palavra profética foi cumprida plenamente. Os cães haviam já comido parte do corpo. Jezabel, a pior das mulheres, a mais perversa, a mais desafiadora, a que levou Israel a pior apostasia, agora estava morta. Que morte horrível!!!!!!!

Assim terminou a vida de uma mulher que viveu com o povo de Deus, teve oportunidade de conhecê-Lo, mas O desprezou, preferindo ficar com os seus deuses de pau e pedra.

--------------------------------

Infelizmente, em nossos dias, Jezabel só é mencionada quando querem falar sobre roupas, acessórios e maquiagens... vaidades! Esquecem que o grande erro de Jezabel foi adorar a Baal (idolatria), perseguir e matar os profetas de Deus.

Com certeza, Jezabel priorizou as coisas mundanas (seus adereços e seu poder) e por conseguinte, esqueceu-se de Deus, uma vez que, se em seu íntimo ela tivesse buscado primeiramente e prioritariamente à Deus, tais atos pecaminosos ela não teria praticado. O problema dela não foi exatamente o lápis que ela usou para colorir os olhos, o batom em sua boca, o pó no rosto nem os enfeites na cabeça (2 Rs 9.30), e sim porque ela não teve um coração voltado pra Deus. 

Dizendo-se profetisa, Jezabel, fazia bruxarias e enganava o povo, induzindo-os a se prostituírem e a comer dos sacrifícios da idolatria. Ela descuidou da sua casa, da sua família.

Os itens abaixo podem nos ajudar a identificar uma pessoa influenciada por esse espirito maligno de Jezabel: 

1) O influenciado por este espírito precisa de alguém para manipular (Leia 1 Reis 21.25) 

2) O espírito é capaz de transformar mulheres submissas em dominadoras (Leia Apocalipse 2.19, 20) 

3) Ele encontra espaço facilmente em corações de mulheres frustradas e amarguradas (1 Reis 19.1, 2) 

4) Ele atua nos casamentos, fazendo as mulheres quererem decidir e fazer "mais" do que os maridos, e anulando seus poderes de decisão. Inversão dos papéis (Leia 1 Reis 21.7) 

5) Este espírito atua na igreja com: 
- Mulheres mandonas 
- Mulheres sedutoras 
- Mulheres influenciadoras 
- Mulheres que por qualquer coisa procuram motivo para estar perto do pastor, ou de homens casados. As vezes pedem aconselhamentos excessivos, para achar espaço nos corações dos homens e do pastor. (Leia Apocalipse 2.19, 20) 

6) O espírito de Jezabel deixa o homem sem autoridade - (Leia 1 Reis 18. 17-19) 

7) Este demônio possui falsas "irmãs de oração e mistérios", que andam pelas casas enganando e profetizando mentiras (Leia Apocalipse 2.20) 

8) Este demônio odeia os verdadeiros profetas de Deus (1 Reis 19.1,2) 

9) Ele também odeia igrejas que pregam a Palavra Revelada (1 Reis 18.13) 

10) A coisa que mais incomoda este demônio, é pessoas que buscam a santidade ao Extremo (Marcos 6.19 e Marcos 6.24)

Não fomos feitas para mandar, mas sim servir, assim como a igreja serve seu Senhor Jesus, assim nós na qualidade de mulheres devemos servir nossa família!

Amadas de Deus, sejais servas humildes, não sejam como Jezabel que usava sua sensualidade para maldades, mas que usem vosso coração e vosso lado feminino para ensinar os caminhos de Deus a sua família, vizinhança, amigos e para ser auxiliadoras dos vossos maridos. Somos mulheres e nunca seremos o homem da casa! No lar cada um tem o seu papel! 

Lembre-se: Tudo depende das escolhas que você faz hoje, agora. Por isso, escolha estar sempre ao lado de Deus, crer nele, crer nos profetas dEle. Só assim você estará segura e prosperará.

Gostaram do texto de hoje?! E para os próximos estudos, o que vocês gostariam de estudar?

Fiquem com Deus!
Beijos,
Paula

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Abigail - Série Mulheres da Bíblia


Oi meninas, vamos a mais um estudo? A mulher que vamos estudar hoje é a ABIGAIL!  Já perceberam quantas mulheres temos na bíblia e todas que estudamos até agora são exemplos pra gente. Milhares de anos se passaram e suas atitudes podem e devem ser aplicadas nos dia de hoje!!! Hoje vamos ler sobre uma mulher que era especialista em construir pontes! BOA LEITURA!

Abigail 
'Nabal era o nome desse homem, e Abigail o de sua mulher, esta era sensata e formosa, porém o homem era duro e maligno em todo o seu trato. Era ele da casa de Calebe' (I Sm 25.3)

Há pessoas que são especialistas em construir muros: vivem erguendo barreiras entre aqueles com os quais convivem, trabalham, estudam, congregam. Fazem isto promovendo discórdias, semeando contendas, espalhando fofocas, denegrindo a imagem de outro, inventando histórias. Não é sem razão que, de um modo geral, tantas crises façam parte das relações humanas. Mas hoje vamos ler sobre uma mulher que era especialista em construir pontes. O seu nome? Abigail. Além de linda, ela era sábia e usou essa sabedoria para construir uma ponte entre Davi e Nabal, o seu marido.

Logo depois do sepultamento de Samuel, Davi partiu e desceu de Parã, região desértica e inóspita. Desse lugar, soube que Nabal estava cortando a lã das suas ovelhas, num vilarejo chamado Carmelo. Esse pecuarista, extremamente poderoso e próspero, descendente do famoso Calebe, era casado com Abigail, uma mulher muito linda e muito gentil. O tempo da tosquia era um tempo de mostrar hospitalidade e generosidade, quando os envolvidos eram servidos com muita comida e bebida. Sendo assim, esta era a ocasião certa para Davi pedir uma ajuda a Nabal. Foi o que fez. Enviou a Nabal dez homens, com o objetivo de solicitar-lhe ajuda material para suprir as necessidades daqueles que o acompanhavam. Davi e os que o seguiam nunca tiveram contato pessoal e direto com aquele homem abastado. Mas, em outro tempo, em campo aberto, tiveram contato com aqueles que pastoreavam o seu rebanho. Nessa época, Davi e o seu bando – formado, na maioria, por pessoas endividadas, insatisfeitas, empobrecidas – poderiam ter atacado os pastores e roubado o rebanho de Nabal. Mas fizeram exatamente o contrário: foram como um muro ao redor deles, protegendo-os e ajudando-os contra possíveis ataques de ladrões violentos e animais ferozes do deserto. O pedido de Davi, portanto, era razoável. Ainda hoje, esta espécie de “preço de proteção” é regularmente arrecadado pelos beduínos, nas fronteiras entre as terras desérticas e as terras cultivadas.

Ao chegarem à presença de Nabal, os homens enviados fizeram uma abordagem altamente diplomática e civilizada. Fizeram exatamente conforme a orientação de Davi. Mas foram tratados com desprezo por Nabal, cujo nome significa “estupidez e insensatez”. Davi ficou grandemente indignado com aquele tratamento desrespeitoso e convocou, imediatamente, quatrocentos homens bem armados com afiadas espadas para subirem ao encontro daquele homem a fim de matar a ele e toda sua casa.

Nesse meio tempo, um dos servos de Nabal correu para avisar Abigail sobre o que havia acontecido. Ele viu que o patrão agiu grosseiramente e imaginou que o pior poderia acontecer. Provavelmente, sabia que Abigail era cheia de sabedoria e faria algo para consertar essa história. E fi exatamente o que ela fez. Agiu com extrema prudência, apazíguo o coração de Davi, pediu perdão e o fez reconhecer que a vingança não era a melhor decisão naquele momento. O Espírito de Deus tomou as palavras de Abigail como espada afiada e atingiu o coração de Davi. O valente guerreiro ficou profundamente comovido. Ele passou a pesar todos os acontecimentos, consultar a consciência, considerar o preço daquela decisão pecaminosa, pensar no futuro. Davi, então, voltou atrás no seu voto. O verdadeiro Davi, então, reapareceu. Ficou tão grato que louvou a Deus por aquele encontro, fruto não da casualidade, mas, sim, da providência divina: "Bendito o SENHOR, Deus de Israel, que, hoje, te enviou ao meu encontro". Diante de tão grande livramento – pois essa atitude vingativa desagradaria a Deus e desonraria seu nome - Davi agradeceu a Deus e a Abigail (I Sm 25:33-35).

Após cumprir a sua missão de paz, "voltou Abigail a Nabal" (I Sm 25:36a). Essa volta de Abigail para o marido é incrível. Ela não estava voltando para um marido generoso, carinhoso, tranqüilo, mas para um marido mesquinho e grosseiro. Abigail, porém, não o abandonou, mas retornou para ele. Ela teve a chance de fugir com Davi, mas não fugiu. Ao chegar a sua casa, Abigail se deparou com um banquete suntuoso e um marido embriagado. Ela logo notou que aquela não seria a melhor ocasião para conversar com ele – mas uma vez, foi sábia – e pela manhã, contou a Nabal tudo que havia ocorrido. Qual foi a reação de Nabal? "Ele teve um ataque e ficou completamente paralisado" (I Sm 25:37b – NTLH). Dez dias após, "feriu o SENHOR a Nabal, e este morreu" (I Sm 25:38). Como Abigail havia dito, Deus cuidou da causa de Davi. Ao saber disso, Davi, novamente, louvou a Deus, dizendo: "Ele me vingou de Nabal, que me insultou. E assim livrou este seu servo de fazer o mal. O SENHOR castigou Nabal por sua maldade" (I Sm 25:39a – NTLH). Depois disso, "mandou Davi falar a Abigail que desejava tomá-la por mulher" (I Sm 25:39b). Abigail aceitou e se apressou em partir para junto dele (I Sm 25:40-42).

O QUE PODEMOS APRENDER?????

O senso de urgência de Abigail fica evidente na narrativa. Assim que soube das resoluções do coração de Davi, Abigail apressou-se para apaziguá-lo e pacificá-lo. Uma tragédia foi evitada! Talvez você conheça alguém que tenha resolvido nunca mais pôr os pés na igreja, que tenha resolvido abandonar o cônjuge, que tenha resolvido vingar-se de alguém, que tenha resolvido entregar-se às aventuras da carne... Mas não fique inerte e imóvel diante disso. Mova-se! Não seja vagarosa! Trilhe o caminho da pacificação. Inicie-se na arte de pacificar conflitos. Deus pode usar você para ajudar alguém a revogar uma decisão que poderia trazer remorso, angústia e tristeza. "Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus" (Mt 5:9).

Abigail não tinha somente senso de urgência, mas tinha senso de prudência. A sua prudência pode ser vista, principalmente, no seu jeito de falar. Seis vezes chamou a si mesma de “tua serva” e oito vezes chamou a Davi de “meu senhor”. A sua fala era humilde e tranquila. Não foi à toa que Davi a louvou. Há mulheres que não sabem falar sem elevar o tom da voz. Mas é só por meio da prudência e com mansidão que conserta-se um conflito.

Abigail também sabia que a verdadeira Justiça vem de Deus. Na hora em que ouviu dizer que Davi queria matar o seu marido, Abigail poderia ter dito: “Pode matar o meu marido. É o que ele merece”. Mas não disse. Ela deixou Deus fazer a justiça na hora certa e do modo certo! Por favor, preste atenção: sempre que você perceber que não pode fazer mais nada, espere pelo Senhor: Só Deus pode gerar justiça, e ele nos convida a sermos seus parceiros no que se refere a causas que nos envolvem ou que envolvem outras pessoas. Coloque a injustiça sofrida diante de Deus, que a tomará como uma causa Dele. Deixe-se instruir por Ele sobre os caminhos a serem seguidos. Quando você faz o que é certo, Deus cuida de encaminhar as situações da melhor forma.

Deus quer que você seja um pacificadora, alguém que atua restaurando e fortalecendo relacionamentos.

Peça-lhe autocontrole para neutralizar a gritaria com palavras suaves; para responder às ameaças com tranqüilidade; para falar claramente, sem usar de sarcasmo; para não fazer intrigas; para não ser uma permanente alimentadora de fofocas e não fomentar contendas; para ser uma melhor ouvinte e uma melhor observadora.

Seja uma pacificadora ativa; construa pontes de aproximação. O pacífico deseja a paz, mas o pacificador promove a paz. Uma mulher pacificadora encoraja à reconciliação e estabelece o entendimento. Assim, valorize os relacionamentos e esforce-se, ao máximo, para mantê-los em paz, pois isso é bíblico. (Rm 12:18; Ef 4:3).

A recompensa pelo seu esforço, com certeza, será boa. No caso de Abigail, ela acabou se casando com o Rei Davi! Da mesma maneira, Deus tem tesouros para você. Creia nisso, e viva em Paz! Amém meninas???!!!!!

Gostou da mensagem, compartilhe com a gente! Que sejamos pacificadoras!!

Que Deus abençoe.

domingo, 6 de janeiro de 2013

Noemi - Série Mulheres da Bíblia

Bom dia meninas, tudo bem com vocês?! Ontem conheci pessoalmente mais algumas meninas do grupo e fiquei feliz em saber que estão gostando das mensagens que estão sendo postadas aqui. Que Deus continue abençoar a vida de cada uma! Continuando nossos estudos, já falamos sobre a vida de RUTE mas não falamos sobre a vida da sua sogra, NOEMI! O que será que podemos aprender? BOA LEITURA!

Noemi
NOEMI era uma mulher do povo de Israel. Não é conhecida por nenhum ato que tenha realizado, mas, conhecida por causa do amor e da fidelidade de sua nora, Rute.

O marido de Noemi chamava-se Elimeleque. Tinham dois filhos, Malom e Quiliom. Durante o tempo dos juízes, havia fome em Israel, então Elimeleque pegou sua mulher e seus filhos e foi para a terra de Moabe. Freqüentemente o povo de Deus deixa o lugar de Deus por causa da miséria, mas isso é sempre um ERRO. Os sofrimentos fora do plano de Deus serão sempre maiores.

Logo Elimeleque morreu e Noemi ficou viúva. Ficar viúva hoje em dia nem se compara a ficar viúva nos dias de Noemi. A previdência social paga pouco, mas paga e naquela época nem se falava em pensão, previdência ou amparo, a política era do morreu, adeus, nenhum governo se responsabilizava pelas viúvas. Somente a lei mosaica fazia menção às viúvas e destinava as espigas que caiam na hora da colheita para os órfãos, viúvas e estrangeiros, um arremedo de amparo, mas era melhor que nada.

Apesar de ter perdido o marido, Noemi tinha paz no coração, pois ela confiava que o Senhor sempre tinha o melhor para aqueles que O amavam. Mas ela, nem de longe, sabia os planos que o Senhor tinha para a sua vida. Ela jamais imaginou que o plano perfeito de Deus não estava de acordo com os seus planos, mas ela sabia, e eu e você sabemos, que "... todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Romanos 8:28).

Agora, o plano do Senhor ia mudar a sua vida. A Bíblia nos revela o que aconteceu. Ela diz que "... morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido" (Rute 1:5).

O quadro que tomou conta da sua vida era trágico. As circunstâncias que a rodeavam eram terríveis.

Quando nos deparamos com situações de perda de um filho, doença grave, perda do emprego, divórcio... - nos surpreendemos, muitas vezes, agindo do modo que não agrada a Deus. Se não estivermos em comunhão constante com o Senhor, alimentando, diariamente, a nossa nova natureza que recebemos quando aceitamos Jesus em nossa vida, certamente, fazemos perguntas como:

"Será que Deus me ama?"
"Será que Ele está, realmente, vendo o meu sofrimento?"
"Por que aconteceu tudo isto, exatamente, comigo?"

Ah, irmã, o plano de Deus para a nossa vida é perfeito. Os nossos olhos não alcançam o que vem depois de toda a tragédia que cai sobre nossa vida. Os nossos olhos não alcançam a bonança que o Senhor prepara para nós, após a tempestade. 

Na verdade, estes momentos de sofrimento: 
1- nos aproximam do Senhor;
2- fazem com que dependamos mais dEle;
3- nos levam a ler mais a Sua Palavra e a orar;
4- nos encorajam a perseverar na fé;
5- nos aproximam mais de nossos irmãos em Cristo.

Com estas mudanças em nossa vidas, podemos ver que o Senhor está nos ensinando:

1- ajudar as pessoas com um conforto que aprendemos através do sofrimento;
2- sermos mais assíduas na leitura da Sua Palavra, pois é aí onde encontramos as ferramentas para o nosso crescimento espiritual;
3- sermos mais constantes nas orações que o Senhor espera de nós, Seus filhos, a fim de que possamos colocar no Seu altar nossos agradecimentos, preocupações, necessidades...

A Bíblia nos diz que ela, Noemi, "... saiu do lugar onde estivera, e as suas noras com ela(Orfa e Rute). E, indo elas caminhando, para voltarem para a terra de Judá, disse Noemi às suas noras: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós usastes com os falecidos e comigo. O Senhor vos dê que acheis descanso cada uma em casa de seu marido. E, beijando-as ela, levantaram a sua voz e choraram. E disseram-lhe: Certamente voltaremos contigo a teu povo" (Rute 1:7-10).

Vemos que tanto Orfa como Rute amavam Noemi, porém somente Rute é que, realmente, decidiu segui-la até aquela terra que ela não conhecia. Rute abriu seu coração, proferindo palavras que, certamente, agradaram não apenas a Noemi mas, principalmente, a Deus. Ela disse: "... aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada..." (Rute 1:16-17)

O Senhor, pouco a pouco, traçava o plano perfeito que Ele preparava para a sua serva Noemi. Ele sabia que seu marido morreria, que seus filhos também morreriam e que ela, já idosa, teria que ter uma pessoa que a amasse, cuidasse dela e trouxesse alimento para casa. A mão do Senhor estava agindo na sua vida e na vida de Rute.

Dentre as suas noras, o Senhor escolheu aquela que: 
* decidiu ir com ela aonde ela quisesse ir;
* decidiu pousar com ela aonde ela quisesse pousar;
* decidiu ser parte do seu povo;
* decidiu aceitar o mesmo Deus dela;
* decidiu morrer onde ela morresse;
* decidiu ser sepultada onde ela fosse sepultada.

O Senhor escolheu Rute para segui-la porque Ele viu nela não apenas uma nora que a amava mas uma nora que tinha um amor maior do que o amor de muitos filhos. Rute foi um presente de Deus na vida de Noemi.

Irmã, muitas vezes, Deus coloca diante de nós, mulheres que são verdadeiras Rutes.

A bondosa misericórdia do Senhor é derramada em nossas vidas através destas mulheres. Procuremos também ser como Rute nas vidas das pessoas que precisam de nós. Sejamos um instrumento usado por Deus para transmitir o Seu amor e misericórdia.

Chegando em Judá com Rute, Noemi, por causa do seu sofrimento, pediu às pessoas que a chamassem de "Mara" que quer dizer "amarga".

O plano perfeito de Deus foi surgindo. Noemi queria o melhor para Rute e Rute queria o melhor para a sua sogra.

O tempo da fome foi agora substituído pelo trigo que a própria Rute colhia nos campos de Boaz, o homem com quem ela se casaria. Noemi se alegrou com este casamento mas ficou muito mais feliz quando pôde colocar em seus braços já cansados o pequeno Obede, filho de Rute e Boaz. A Bíblia nos diz que "... Noemi tomou o filho, e o pôs no seu colo, e foi sua ama. E as vizinhas deram um nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E deram-lhe o nome de Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi" (Rute 4:16-17).

Finalmente, chegamos do outro lado do "vale da sombra e da morte". Presenciamos a tempestade que caiu sobre Noemi mas, agora, vemos as bênçãos derramadas em sua vida.

Devemos sempre ser gratas ao Senhor e confiar nas inúmeras promessas que existem na Sua Palavra. Vejamos algumas:

"Tu, que me tens feito ver muitos males e angústias, me darás ainda a vida e me tirarás dos abismos da terra" (Salmo 71:20)

É nestes momentos que sentimos as mãos do Senhor nos amparando e nos levantando!!!! 

"E restituir-vos-ei anos que comeu o gafanhoto, a locusta, e o pulgão e a lagarta, o meu grande exército que enviei contra vós. E comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do Senhor vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo nunca mais será envergonhado" (Joel 2:25-26).

Deus cuida de nós, colocando pessoas especiais em nossa vida! E que possamos ser especiais para com os outros também! Que possamos ter um tempo de comunhão com nossos amigos, que sejamos amigas sinceras, leais e amorosas. Que possamos ser amigas de saber ouvir, encorajar, perdoar e mostrar o amor de Deus!

Que 2013 seja um ano para cultivar as velhas amizades e criar novas amizades que serão benção de Deus para sua vida! Temos 359 dias pela frente, 359 oportunidades te esperam!!! Creia e receba!!!!!! 

Um beijo e bom domingo!