Sansão foi um dos Juízes que o Senhor levantou, ele foi escolhido para libertar Israel de uma forte opressão dos filisteus, ele deveria julgar Israel por 40 anos, mas julgou apenas 20.
A Vida de Sansão ilustra que nem sempre um bom começo é a garantia de um bom fim. Em Sansão temos que aprender “Começar é muito bom, porém melhor ainda é terminar.”
Por esse motivo, Salomão escreveu: “Melhor é o fim das coisas do que o seu princípio“(Ec 7.8). Sansão teve um bom começo, mas infelizmente ele terminou muito mal.
Sua mãe não podia ter filhos, até que de tanto orar ao Senhor foi abençoada com a geração de um filho que o enviado de Deus lhe disse que viria para liderar seu povo. E lhe deu algumas regras que deveriam ser seguidas após o nascimento do menino. Que seus cabelos não fossem cortados foi uma delas, pois daí viria sua força.
Ele possuía uma força descomunal, e lutou com muitos homens, liderando seu povo e sempre querendo libertá-los da subjugação dos filisteus, povo que possuía a maior parte do domínio do território naquela época. Sansão tinha tudo para dar certo!!!!!!
A pergunta é: "Por que ele começou tão bem e terminou tão mal?"
1° NÃO ANDE SOZINHO
Ao olharmos para Sansão vemos que ele sempre andou sozinho, durante toda a sua vida. Nunca o vimos com um bom amigo. Você não vai ver Sansão buscando a Deus juntamente com outra pessoa. Sansão não tinha amigos. Aprenda a andar em comunidade, aprenda a amar e ser amado. Mesmo que você se machuque ou machuque outros a cura sempre virá enquanto estamos no corpo.
Andar sozinho sempre vai esfriar a sua fé! Aprenda a Dizer: SOZINHO NÃO!
A bíblia diz em Eclesiastes 4:9-12 "Melhor é serem dois do que um(...) e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa."
------------------------------
2° NUNCA PERCA A CAPACIDADE DE APRENDER (Juízes 14:1-3)
1 E desceu Sansão a Timna; e, vendo em Timna a uma mulher das filhas dos filisteus, 2 subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timna, das filhas dos filisteus; agora, pois, tomai-ma por mulher. 3 Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: Tomai-me esta, porque ela agrada aos meus olhos.
Ele era centrado em si mesmo, indisciplinado e arrogante, por isso não era ensinável.
Ele não sabia ouvir. Logo no início da sua história seu pai procurou convencê-lo de um grave erro, casar-se com uma mulher de Timma, (filha dos filisteus, povo inimigo) jugo desigual, mas ele "não sabia ouvir".
NEM TUDO O QUE RELUZ É OURO! CUIDADO! NÃO PROCURE FORA DOS CAMINHOS DO SENHOR!!!! AMÉM?!
Meninas creiam que Deus tem o melhor para a sua vida! Espere, porque Deus lhe dará um servo de Deus como esposo!
Não caia na bobagem de ir buscar fora do povo de Deus seu futuro esposo.
Não saber ouvir, não querer aprender é uma das maiores características de quem vai se dar mal na vida. Sansão não dá ouvidos pra seus pais. Isso lhe parece semelhante?
Quantas vezes agimos como Sansão: Eu sei o que é melhor pra mim! Já sou grande! Eu sou dono do meu nariz! O mundo de hoje está te ensinando a não dar ouvidos para ninguém, somente para você mesmo. (Livre para voar, independente, faça seu destino, etc...) Quantas vezes você não consegue receber uma instrução do seu Líder, Pai, pastor?
Veja o que virou essa história: O casamento de Sansão acontece, mas a história é uma tragédia. Sansão propõe um enigma na festa e quem descobrisse ganharia uma recompensa. Ninguém descobre, a sua mulher tira a resposta e entrega ao seu povo, quando eles respondem para Sansão ele fica furioso, mata 30 homens só para pegar o que havia prometido como recompensa. Então ele vai embora para casa, e o Pai da menina a entrega para outro homem. Quando ele volta vê isso e de vingança queima os campos dos filisteus. Quando os filisteus descobrem que fora Sansão, vão até a casa do seu ex-sogro e de sua filha e os queimam vivos.
Sansão nunca admitiu os seus pecados, seus erros, nunca se humilhou perante Deus.
Uma pessoa que não quer aprender nunca melhora só piora.
ESPERE EM DEUS!!! NADA DE JUGO DESIGUAL!
“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?” (2 Co 6.14)
------------------------------
3° TRATE AS FRAQUEZAS DO SEU CARÁTER. (Juízes 16:1)
16:1 E foi-se Sansão a Gaza, e viu ali uma mulher prostituta, e ditou-se com ela.
Uma fraqueza de caráter não dominada hoje, será a causa de uma tragédia moral amanhã. Sansão matou um leão sem nenhuma arma nas mãos; Matou 30 homens; matou mil filisteus com uma queixada de jumento, arrancou os portões de Gaza; mas não foi capaz de dominar a si mesmo.
Sansão não tinha domínio próprio. (Gálatas 5:23). Um homem que não domina a si mesmo acabará construindo a sua própria força. Sansão não dominou seu impulso sexual. Sansão era impulsivo - era reativo. Agia com base nas suas emoções. Ele reagia e não liderava. Ele não pensava antes de agir
E nós? Quais são as áreas fracas do nosso caráter: Fofoca, mentira, inveja, pornografia, ira, murmuração, indiferença, palavrões?
Vamos dominar e tratar antes que sejamos prisioneiras de nós mesmas. Faça a escolha de hoje orar por suas falhas e jejuar!
------------------------------
4° NÃO BRINQUE COM O PECADO.
Sansão não podia cortar o cabelo por dois motivos: Era nazireu, e sua força estava em seus cabelos. Mas ele novamente entrega seu coração a uma mulher ímpia chamada Dalila, e ela arma com os filisteus um plano para o pegar. Ela pergunta onde está sua força? Sansão faz disso uma brincadeira ele diz: 7 Se me amarrassem com sete vergas de vimes frescos, que ainda não estivessem secos, 11 Se me amarrassem fortemente com cordas novas, com que se não houvesse feito obra nenhuma 13 E ele lhe disse: Se teceres sete tranças dos cabelos da minha cabeça com os liços da teia.
Ao final ela desvenda o coração dele, e ele lhe entrega o segredo: Os cabelos! Ela os corta enquanto Sansão dorme, ele é pego pelos filisteus que lhe furaram os olhos e o levam preso. Sansão foi colocado a girar a roda do moinho no cárcere do inimigo. Dia e noite provocando risadas nos filisteus. (Juízes 16:18-21)
Três verdades sobre o pecado:
1) O pecado sempre o levará para mais longe do que você pode ir;
2) O pecado sempre te segura por mais tempo do que você gostaria;
3) O pecado sempre custa mais do que você está disposto a pagar.
Como acaba a história de Sansão?
Em uma das suas festas a um Deus pagão, Sansão é chamado para se divertirem com ele. Sansão pede forças a Deus uma última vez, ele derruba os pilares do lugar e morre com todos que lá estavam.
→ Aquele que era para ser o libertador acabou como escravo...
→ Aquele que era para ser o príncipe, acabou como bobo da corte!
Não abra mão daquilo que Deus reservou para você, não negocie seus valores, não brinque com a sua história, faça hoje mesmo um pacto com Deus, submeta-se por inteiro a ele e seu final será aquele que o Senhor planejou para sua vida.
Jeremias 29:11 Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais.
Viva esta verdade: “O Senhor é a minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador, o meu rochedo em que me refugio; o meu escudo, a força da minha salvação; o meu baluarte”.
Busque, ore, consagre sua vida e tudo que você fizer vai glorificar a Deus!!!
Certíssima da nossa vitória!!
Um beijão
Paula