domingo, 7 de abril de 2013

Murmuração, cuidado!!!


A pedido da Thaís Rosa Pareschi vamos estudar um pouquinho sobre murmuração? Murmuração, leve isto a sério pois muitas bençãos deixamos de receber porque reclamamos com Deus... já pensou nisso????? O texto é um pouco longo mas vale a leitura.... podemos aprender muitas coisas com este assunto. Assim como Deus me edificou vai edificar sua vida tbm!

Texto chave: Números 14

Tem gente que vê dificuldade em tudo, e é negativo em todas as circunstâncias, e dizendo: — "Eu sou realista!" Você é assim???

O que você acha desta atitude?

No capítulo 10 da primeira Carta aos Coríntios, Paulo relembra alguns pecados cometidos por Israel, no deserto, e as tristes conseqüências da infidelidade. No versículo 10 ele faz a seguinte advertência:

"Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador". Este versículo é uma referência ao episódio narrado no texto básico deste estudo – Números 14 – quando os filhos de Israel foram duramente castigados pelo Senhor, por causa da murmuração.

"Murmurar", conforme o dicionário, é soltar queixumes, lastimar-se, queixar-se em voz baixa, falar mal, apontar faltas, formar mau juízo de alguém ou de alguma coisa. Foi exatamente isto que aconteceu com o povo de Israel, após o relatório trazido pelos homens que foram espiar a terra (Nm 13.25-33). O Senhor indignou-se ante a atitude do povo: "Até quando sofrerei esta má congregação que murmura contra mim? Tenho ouvido as murmurações que os filhos de Israel proferem contra mim "(v. 26).

Acabe com a murmuração antes que ela acabe com você!!!!

• O perfil do murmurador é o perfil de uma pessoa sem fé, altamente insegura.
• Uma pessoa cheia de dúvidas vai murmurar em qualquer situação. Uma pessoa cheia de fé vai louvar o senhor em qualquer situação. Olha ai a diferença.
• A murmuração é pior que o vicio do fumo e da bebida, mas se aceita tranquilamente o murmurador, porque aparentemente o murmurador é inofensivo.
• Outra característica do murmurador é que ele não se nega a realizar as suas tarefas ou cumprir os seus deveres, mostra-se até mais trabalhador do que os outros, o problema reside no fato dela fazer reclamando. Foi por isso que o apostolo Paulo disse: “fazei tudo sem murmuração!”
• O murmurador encontra defeito em tudo. Se o pastor prega apenas quinze minutos ta sem repertório! Se prega uma hora quer matar a gente! Se ponha outro para pregar, ele ganha pra isso! Quando não coloca ninguém, só pensa nele. Não agüento mais ouvir estas mesmas musicas. Se coloca musica nova, não sei cantar. Se falar de oferta é dinheirista, se não fala é medroso e não quer que a gente prospere. Nessa igreja não tem amor. A quanto tempo ninguém me visita.
• O murmurado começa a murmurar primeiro em seu coração e depois com a sua boca (Mateus 12:34).
• No mundo as pessoas são estimuladas a reclamar, fazer greves, reivindicar, mas no reino de Deus o mandamento é outro: Fazer tudo sem murmurações nem contendas.

Meninas, ninguém aguenta estar perto de alguém que só reclama. Vamos vigiar as palavras que falamos. Já aprendemos aqui que a nossa língua tem poder de salvar ou destruir, qual das duas opções vocês prefere? Cuidado com as palavras que saem da sua boca!!!! Pensou em reclamar não fala...segura o freio!!! Reclamando não vamos sair do deserto, a tendencia é morrer nele desse jeito... quer sair do deserto...então louve!!!!!!

--------------------------------------------

A murmuração é tipicamente pessimista. Os murmuradores estão sempre a reclamar e a andar contra. Os versículos 39 a 45 comprovam isto. Quando era para subir à terra prometida, eles se recusaram. Quando era para retroceder e aguardar, eles teimaram em prosseguir. Eles estão sempre em descompasso. Parece que é pelo simples prazer de ser contra. O próprio Senhor Jesus conviveu com esta situação.

Por causa da murmuração, Deus fez com que eles permanecessem no deserto cerca de 38 anos (Dt 2.14,15). O que era pra durar alguns dias, durou quase 40 anos!!!!!!!

Resista a tentação de reclamar!!!!!!!!!

A murmuração é uma tentação sempre presente diante de nós. Pode até tornar-se um hábito. Conter a língua, ou falar o que é certo, de maneira correta, na hora apropriada e com quem deve ouvir, é uma arte que nem todos dominam. A fórmula indicada por Tiago é muito útil para nos disciplinar neste sentido: "Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar" (Tg 1.19).

É muito fácil reclamar, já perceberam isso? Acontece algo diferente dos nossos planos e já estamos reclamando.... quando vemos já estamos reclamando com outras pessoas e falando do problema...marcamos de tomar café com uma amiga para reclamar e contar do problema.... que horror!!!!!!

Não se pode confundir o questionamento bem intencionado e a crítica construtiva, com a murmuração. Esta inclui más intenções; é insensível e traiçoeira; é negativa e destrutiva.

A murmuração é incompatível com uma vida cristã marcada por fidelidade, confiança e cooperação.

A murmuração afasta a bênção e atrai o juízo de Deus. Mas, quando a murmuração cede lugar à confiança em Deus, à união e cooperação entre os irmãos, "ali derrama o Senhor a sua bênção e a vida para sempre" (S1133).

Vença a tentação!!!!!!!!! Seja uma cristã cheia de Cristo!!!
-------------------------------------------------------------------

Quais os efeitos da murmuração????
Ex 15.23-27

1. A murmuração torna a vida amarga - O povo não esperou Moisés buscar uma solução para encontrar água. Eles tomaram a iniciativa de irem até o poço e descobriram que as águas eram amargas. A murmuração destrói a vida de qualquer líder e igreja. Na precipitação, só encontramos águas amargas.

2. A murmuração impede o povo de caminhar com o líder - Enquanto Moisés não fez o ato profético, o povo continuava com as águas amargas. Se nós não decidirmos caminhar com o líder, andando ao seu lado, vamos beber água amarga o resto da vida.

3 – A Murmuração Causa divisão – Atos 6:1 – A murmuração tem a habilidade de nos enfrentar, de fazer que o homem veja ao outro como seu inimigo.

4 – A Murmuração Acaba com a amizade – Provérbios 16:28 – Pessoas que andaram juntas, que se amaram, e que gostavam de compartilhar a mútua companhia, hoje, estão separadas. Demonstram frieza e tensão. Tudo porque alguém deu brecha à murmuração.

5 – A Murmuração Paralisa o trabalho da igreja – Números 12:15 – A história da igreja demonstra que a murmuração detém o crescimento da obra de Deus. A paralisa.

6. A murmuração rouba a promessa - Todos os que murmuraram não entraram na terra prometida, foram tragados no deserto. Experimentaram de um grande milagre passando pelo meio do mar a pé enxuto, mas não alcançaram a promessa.As águas de Mara eram um sinal. Elas representavam a vida daquele povo, pois eles eram amargos. Muitas vezes a comunidade é tremendamente prejudicada por causa de um que está dentro das fontes de Mara, jogando águas amargas nos outros, e os outros bebendo da água. E, quando descobrimos, é similar a passagem bíblica que diz: “filho do homem, há morte na panela”. Todos já comeram.A nossa boca pode assinar o óbito ou decretar a vida. O deserto tem o tamanho da nossa boca. Pela palavra que liberamos o deserto é alongado ou encurtado. Precisamos dominar a língua e aprender que a murmuração nos paralisa no deserto, mas o louvor e a gratidão pelos milagres na nossa vida nos leva a grandes conquistas.

----------------------------------------------------------------------

DIANTE DOS OBSTÁCULOS E DOS DESAFIOS, NÃO MURMUREMOS.
Murmuração…
a) Atrai a ira de Deus…
b) Desanima a liderança…
c) Paralisa o povo…
d) Retarda a benção...
e) não deixa você entrar na terra prometida...

---------------------------------------------------------------------------

Queridas, não existe segredo. Da mesma forma que a palavra trás a morte, também trás VIDA! “Fazei tudo em nome do Senhor jesus, dando por ele graças a Deus Pai”. Glorifique a Deus em tudo o que fizer! Se algo deu errado, GLÓRIA A DEUS! Ele tem algo melhor… Se aquela situação não teve o desfecho que você queria, talvez Deus queira te ensinar algo com aquilo… Se está difícil atingir aquele grande objetivo que te trará a vitória, não fraqueje! Não existe vitória sem guerra, e quanto maior a guerra, maior a vitória. Precisamos MUDAR AS NOSSAS ATITUDES! Não passe 40 anos no deserto querida… Lembre-se, os que murmuraram não entraram na terra prometida.

Ore ao Senhor, peça que Ele te ajude a mudar as suas atitudes, a sua forma de pensar… Leia a palavra e se alimente de todas as vitórias e promessas que Deus tem para a sua vida! Você é mais do que vencedor em Cristo Jesus!

“Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” (1 Tessalonicences 5:18)

E você o que deseja ser?

Um murmurador? Ou um Vencedor?

Deus abençoe sua vida. Tem algo a acrescentar? Fique a vontade, vamos aprender e estudar juntas!!!!!!!

4 comentários: