domingo, 9 de junho de 2013

PG 08/06 - A Mulher Samaritana

Ontem no PG aprendemos sobre a Mulher Samaritana. A gente só lembrava dela porque essa mulher é conhecida como a "mulher do poço" mas ao estudarmos sua história aprendemos muito e ela não se trata apenas da "mulher do poço"... Boa leitura!!!!! 

A Mulher samaritana: inaceitável, porém astuta.

Texto Base: João 4

Ela conhecida mais pelo seu estilo de vida do que por seu nome.

O que podemos dizer sobre a mulher samaritana?
Qualquer que seja a razão, logo veremos que havia muito mais para essa mulher do que os olhos podiam alcançar. Abaixo das camadas de vergonha e culpa existiam inteligência e discernimento. Cristo desenterrou para si uma discípula astuta.

Uma candidata digna ao discipulado

Desde o princípio, essa discípula em potencial apresentava duas características negativas contra ela: seu sexo e seu estilo de vida. Os fariseus ouviram falar que Jesus estava fazendo e batizando mais discípulos do que João, embora não fosse Jesus quem batizasse, mas os seus discípulos. Quando o Senhor ficou sabendo disso, saiu da Judeia e voltou uma vez mais à Galileia. João 4:1-3

"Venham ver um homem que me disse tudo o que tenho feito. Será que ele não é o Cristo?” João 4:29. – Ela seria aquela que espalharia a palavra por toda sua vila, pela qual o senhor havia passado!! 

Um encontro divino

Era incomum para um judeu viajar por Samaria, apesar de ser um percurso mais curto entre Jerusalém e Galileia. Era-lhe necessário passar por Samaria. Assim, chegou a uma cidade de Samaria, chamada Sica, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. Havia ali o poço de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se à beira do poço. Isto se deu por volta do meio-dia. Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: "Dê-me um pouco de água". (Os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.) 

A mulher samaritana lhe perguntou: "Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber?” (Pois os judeus não se dão bem com os samaritanos.) João 4:4-9.

Procurando Água – Recebendo Água da Vida

Jesus lhe respondeu: "Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva". João 4:10. A necessidade espiritual real somente poderia ser satisfeita pelo Senhor da Vida.
Nos preparamos para satisfazer uma necessidade pessoal legítima somente para descobrir o Senhor a espera para nos oferecer o que realmente precisamos.
Podemos aprender desse encontro inicial entre Cristo e a mulher Samaritana: o discipulado é uma atividade, mas devemos ter habilidade de receber também. Como a salvação é um presente , assim também é um discipulado em vários aspectos, também é um presente.

Exposta e emergindo no caminho do discipulado.

O que uma declaração tem haver um com a outra?

A mulher lhe disse: "Senhor, dê-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água". Ele lhe disse: "Vá, chame o seu marido e volte". João 4:15-16.

O fato é que Cristo estava em busca dela e desejava expor o seu pecado.

A mulher samaritana não somente provou ser capaz de ter discernimento espiritual, mas também mostrou ser uma pessoa que analisa as coisas que lhe são ditas. Ela pode ter tido um passado vergonho e sórdido, mas isso não a tornou ingênua, e a sua verdadeira pessoa começou a emergir. E ela continuou para se tornar uma de suas discípulas astutas e frutíferas.

Uma discípula astuta

João 4.27 – a volta dos discípulos e João 4.29 Será este por ventura, o Cristo?

Uma testemunha frutífera para o povo samaritano

A mulher samaritana foi a primícia de Samaria, o ministério do povo samaritano começou com ela. Quando os discípulos chegaram com a comida, Jesus disse que estava satisfeito. Ele havia sido alimentado pelo fruto que produziu na mulher samaritana e também pelo fruto que ela produziu para ele. 
O que podemos aprender com a mulher samaritana?

O que podemos aplicar em nossas vidas com esses ensinamentos?

Estudo Extraído do Livro “Mulheres Discípulas “ pág. 85 à 95.

*******************************************************
Algumas anotações: 

1. A mulher sem nome 
2. Não tinha nome e ainda por cima era mulher (naquela época as mulheres eram bem inferiores)
3. Conhecida como a "mulher do poço"
4. É lembrada pelo seu estilo de vida
5. Ao encontrar Jesus no poço sua vida não seria mais a mesma
6. Ela dialogou com Jesus (veja que a sua conversa é teológica, ela conhecia da palavra)
7. Jesus tinha um plano
8. Através da vida daquela mulher muitas pessoas conheceram a Cristo
9. Jesus quebrou um tabu de passar por Samaria e ainda conversar com uma mulher pecadora
10. Se ele quebrou este tabu é porque Ele não faz acepções de pessoas, Ele está para TODOS!!!!!!!! 
11. Jesus colocou em exposição o pecado dessa mulher (5 maridos) porque Ele queria restaurar sua vida
12. Jesus quer que confessamos nossos pecados
13. Através dessa confissão ela foi restaurada!!!!!!
14. Essa mulher conhecia a palavra por isso ela acreditou, ela sabia que o que Jesus estava falando era a verdade. Para não sermos enganadas, temos que estudar a palavra meninas!!!!!! 

Glória a Deus. Jesus é muito lindo né!!! Ele quer trazer a tona nossos pecados pra gente se libertar, sermos curadas!!! E só Ele pode nos restaurar!!!! Se você precisa dessa restauração, confesse a Jesus o seu pecado, Ele é a pessoa mais interessada em te curar e te abençoar!! Não perca mais tempo, se renda a Jesus!!!!!! 

Que Deus as abençoe ricamente, bom estudo!
Beijos, Flavinha e Paulinha!