domingo, 17 de novembro de 2013

Salomão pede sabedoria a Deus no lugar de qualquer outra coisa..‏

Bom dia meninas!!!!!! Amanhã a semana começa novamente.... e muitas decisões teremos que tomar..... o que fazer diante de uma situação nova, de uma mudança....qual decisão tomar? 

Estudando a vida de Salomão (o homem mais sábio que já existiu - exceto Jesus) conseguimos extrair alguns pontos em direção a sabedoria.... vamos ver juntas??!!!! Boa LEITURA!

"Aceitai o Meu ensino, e não a prata, e o conhecimento, antes do que o ouro escolhido. Porque melhor é a sabedoria do que jóias, e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela." Provérbios 8:10 e 11

História: 

Uma noite, Deus fala com Salomão através de um sonho e promete que lhe daria qualquer coisa que ele quisesse. Salomão pede a Deus sabedoria para saber a diferença entre o certo e o errado e sabedoria para servir Seu povo sabiamente 

Salomão era um jovem inexperiente, sempre viveu a sombra do seu pai o REI DAVI. Mas Davi já estava velhinho e o povo de Israel precisava de um novo REI. Salomão foi nomeado REI.... imagina o frio na barriga de Salomão....será que se fossemos nós, nós desistiríamos....ficaríamos paradas????? O que você faria?????. 

Nós também precisamos da sabedoria de Deus para ser eficientes em nosso serviço!!!

Ao pedirmos sabedoria para servir os outros, Deus alegremente nos dará como deu a Salomão. Ele teve sabedoria ao dar o primeiro passo em direção à sabedoria - ele recorreu ao Senhor - e isto é o que eu e você devemos fazer. Deus atendeu ao pedido de Salomão e deu a ele não apenas sabedoria mas também riqueza e fama!!!!!

Perceba que Deus deu além do que Salomão tinha pedido..... veio um bônus: riqueza e fama!!!!!! Uauuuuuuuuuuuuu!!!!!!!! 

Oração: 

O rei Salomão orou por sabedoria para que pudesse governar seu povo com retidão (1 Reis 3:9). Deus realizou seu desejo e deu a Salomão mais do que ele havia pedido. Deus é assim: Ele nos dá mais do que pedimos. Vamos confiar nEle completamente e pôr em primeiro lugar o serviço a Ele e aos outros. 

Explorando o Texto Bíblico: 

Salomão poderia ter pedido a Deus qualquer coisa que quisesse. Ele escolheu a sabedoria. A palavra sabedoria na Bíblia:

Textos possíveis:
Salmo 111:10
Provérbios 2:6
Provérbios 3:13
Provérbios 8:11
Provérbios 13:10
Provérbios 29:3
Miquéias 6:9
Tiago 1:5 

Procurando sabedoria: 

"Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,
Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus." (Pro 2:4-5)

Ao observarmos um mineiro, vemos que para ele conseguir pedras preciosas, ouro e prata, é preciso muito suor, lágrimas e até mesmo sangue. O verdadeiro tesouro não está exposto e não é tão fácil de se conseguir. Ele está escondido... esperando para ser descoberto. O nosso tesouro é a palavra de Deus que está na bíblia...a bíblia é o mapa da mina, lá encontramos respostas e a direção certa para todos os nossos problemas, desafios..... temos estudado a palavra de Deus???? Reflita!!!!!

Mas o nosso Deus dá a Salomão sabedoria para colocar no livro de Provérbios (2:6) como eu e você devemos procurar a sabedoria:

"Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento."

"Aqui está a maior pista para que encontremos a sabedoria tão difícil de se conseguir - ela está na Bíblia!"

Devemos desejar a sabedoria, orar pedindo a sabedoria, procurar a sabedoria (lendo a palavra), e crescer na sabedoria (orando, buscando, desejando).... 

Devemos fazer como Salomão fez:

1. Desejar sabedoria
2. Orar por sabedoria
3. Buscar por sabedoria 

Salomão fez tudo isso mas infelizmente no final de sua vida ele foi desaparecendo das escrituras pois ele não cresceu em sabedoria...deixou ser influenciado por suas 700 mulheres e 300 concubinas e acabou caindo na idolatria de outros deuses, desobediente ao Senhor..... 

Além de desejar, orar e buscar a sabedoria devemos também crescer em sabedoria!!! 

Se você precisa de sabedoria para tomar uma decisão peça a Deus. Peça com fé que Deus vai te dar! Ele é um PAI e ama os seus filhos!!! 

Que essa semana Deus nos dê sabedoria para tomar as decisões corretas!!! Em nome de Jesus, amém!!!!!

Bom domingo!!!!
Beijos,
Paula.

18 comentários:

  1. DEUS,INFELISMENTE ERROU EM DAR FAMA E DINHEIRO A SALOMAO POIS ISTO FOI SUA RUINA ,O HISTORICO DE MULHERES IGUAL ASEUPAI DAVI,SE DEUS TIVESE DADO SOMENTE A SABEDORIA ELE NAO HAVERIA SE CORROMPIDO TANTO.FAMA E GLORIA QUEM SUPORTA E SO O SENHOR SO LEIO BIBLIA NAO TENHO NENHUM CURSOSOU MEMBBO DE IGREJA NAO EXERSO NENHUMA FUNÇAO SE EU ESTIVER ERRADO DEUS ME PERDOE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce ta doido fala que o Deus vivo erro ?

      Excluir
    2. Deus não erra. Ele não é homem para que no tá e nem filho do homem para que se arrependa.

      Excluir
    3. Deus jamais erra pois ele tem o controle da nossa vida em suas mãos ele sabe de tudo, mas permite que algo venha nos acontecer para que vem venhamos saber que ele é Deus.

      Excluir
    4. Isso se chama livre arbítrio. Deus nos concede bênçãos mas a decisão do que fazemos com elas depende de ossos escolhas

      Excluir
  2. Na minha opinião Deus nunca erra.o homem é que se desvia.pois Deus diz"orai e vigiai"Salomão deixou de vigiar.mas realmente é muito difícil quando se extremamente pobre ou extremamente rico continuar fiel a deus.isso me faz lembrar a oração de Paulo"senhor não me dê demais para que na opulência eu não me esqueça de ti e nem de menos.para que na miséria eu não negue a sua existência"resumindo o homem é responsável por tudo de bom ou ruim que lhe aconteça.e Deus é só misericórdia.

    ResponderExcluir
  3. Verdade, o Senhor é tão bom que nos dar o livre arbítrio, daí cada um decide o caminho que quer seguir!!! mesmo sabendo as consequências...

    ResponderExcluir
  4. Que Deus dê sabedoria a vc que falou que ele errou

    ResponderExcluir
  5. Deus não apareceu em sonho a Salomão!!! Não está na Bíblia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em primeira Reis capítulo 3versículos 5 "E em Gibeao aperece o Senhor a Salomão de noite em sonhos; e disse-lhe Deus; Pede o que quiseres que te dê.

      Excluir
  6. Deus jamais erra em su ação,mais nós homens falhos e mortal erramos e muito ou seja pecamos ( percar no hebraico significa errar o alvo e Salomão errou o alvo teve sabedoria em conduzir o seu povo mais não teve para cuidar de sua própria vida espiritual,por isso precisamos examinarmos a nós mesmos todos s dias se estamos andando alinhadados com a palavra de Deus,para não percarmos contra o Senhor ou seja não erra o lavo que é cristo nosso conselheiro e direção para o Pai.A palavra do Senhor diz guarda Senhor meu coração para não pecar contra ti,coração em hebraico significa nossa mente,pois a palavra nos diz que a mente é o lugar de onde surge as más intenções:“Ele dizia: ‘O que sai do homem, isto é que torna o homem impuro. De fato, é de interior, é do coração do homem que saem as más intenções, desregramentos, furtos, homicídios, adultérios, cupidez, perversidades, astúcias, inveja, injúrias, vaidade, insensatez'” (Mc 7,20-22).Por isso depois de tanto salomão errar o alvo ele escreve o livro de Eclesiaste onde realmente ali ele refletiu sua vida e viu que muito coisa que fez não passava de vaidade,teve todos os desejo da carne realizado colocando em risco sua salvação eterna.Pois o que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a salvação ,do que adianta ajuntar aqui na terra onde a traça corroi e não guardar o tesouro da eternidade que é a palavra de Deus.Não estou dizendo que não podemos ter uma vida conforntável e dígna ,o perigo é do nosso coração amar mais essas coisas do que em ter a presença de Deus.Deus tem que ser primeiro em nossas vidas! e outras coisas nos será acrescentadas por ele de acordo com a nossa maturidade espiritual se estamos prontos para receber para não termos a mmesma atitude de Salomão.Graça e paz irmãos!!

    ResponderExcluir
  7. Deus ele apareceu para Salomão o mais interessante que ele deu sabedoria e junto veio as riquezas é um conjunto se ele era sábio automaticamente seria rico. Então entendo que o maior erro de Salomão foi o exagero veja bem pra que esse tanto de mulheres? As pessoas dos dias atuais comentem os mesmos erros. Deus ele cumpriu o que prometeu mais inteligente Salomão falhou. Que o SENHOR venha nos fortalecer através de sua ggraça.

    ResponderExcluir
  8. todos os personagens bíblicos erraram... todos pecaram e com Salomão não foi diferente e a bíblia não omitiu o pecado de nenhum deles. mesmo quem era considerado segundo o coração de Deus pecou,acho que isso foi pra destacar mais Jesus que foi o único que passou por aqui e foi perfeito.

    ResponderExcluir
  9. deus nao erra mesmo, ele deu a Salomao aquilo que o coraçao dele desejava, mesmo sabendo que que a fama o dinheiro iria destruir ele, assim acontecer com nos ate hoje, quando pedimos algo como cargo dons etc, Sim Deus da, mas somosigratos por não cuida de que ganhamos, jesus concende sempre o desejo do nosso coraçao mesmo sabendo que podemos errar com tudo isso ele confia em cada um de nos como pai.

    ResponderExcluir
  10. salomão errou ? errou !! ate com a sabedoria que Deus deu a ele, a alma que o teme e que os anjos do senhor por isso que ele hoje nos deixa um conselho que o temor do senhor e o principio da sabedoria .por que Deus livra a alma que o teme

    ResponderExcluir
  11. Me perdoe ,o que eu quis falar e que salomão nos deixa um conselho que o temor ão senhor e o pricipio da sabedoria ,e que todo dever do homem consiste em temer a Deus e guardar o seus mandamentos .essa e achave da vitoria amem

    ResponderExcluir