domingo, 17 de novembro de 2013

Salomão pede sabedoria a Deus no lugar de qualquer outra coisa..‏

Bom dia meninas!!!!!! Amanhã a semana começa novamente.... e muitas decisões teremos que tomar..... o que fazer diante de uma situação nova, de uma mudança....qual decisão tomar? 

Estudando a vida de Salomão (o homem mais sábio que já existiu - exceto Jesus) conseguimos extrair alguns pontos em direção a sabedoria.... vamos ver juntas??!!!! Boa LEITURA!

"Aceitai o Meu ensino, e não a prata, e o conhecimento, antes do que o ouro escolhido. Porque melhor é a sabedoria do que jóias, e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela." Provérbios 8:10 e 11

História: 

Uma noite, Deus fala com Salomão através de um sonho e promete que lhe daria qualquer coisa que ele quisesse. Salomão pede a Deus sabedoria para saber a diferença entre o certo e o errado e sabedoria para servir Seu povo sabiamente 

Salomão era um jovem inexperiente, sempre viveu a sombra do seu pai o REI DAVI. Mas Davi já estava velhinho e o povo de Israel precisava de um novo REI. Salomão foi nomeado REI.... imagina o frio na barriga de Salomão....será que se fossemos nós, nós desistiríamos....ficaríamos paradas????? O que você faria?????. 

Nós também precisamos da sabedoria de Deus para ser eficientes em nosso serviço!!!

Ao pedirmos sabedoria para servir os outros, Deus alegremente nos dará como deu a Salomão. Ele teve sabedoria ao dar o primeiro passo em direção à sabedoria - ele recorreu ao Senhor - e isto é o que eu e você devemos fazer. Deus atendeu ao pedido de Salomão e deu a ele não apenas sabedoria mas também riqueza e fama!!!!!

Perceba que Deus deu além do que Salomão tinha pedido..... veio um bônus: riqueza e fama!!!!!! Uauuuuuuuuuuuuu!!!!!!!! 

Oração: 

O rei Salomão orou por sabedoria para que pudesse governar seu povo com retidão (1 Reis 3:9). Deus realizou seu desejo e deu a Salomão mais do que ele havia pedido. Deus é assim: Ele nos dá mais do que pedimos. Vamos confiar nEle completamente e pôr em primeiro lugar o serviço a Ele e aos outros. 

Explorando o Texto Bíblico: 

Salomão poderia ter pedido a Deus qualquer coisa que quisesse. Ele escolheu a sabedoria. A palavra sabedoria na Bíblia:

Textos possíveis:
Salmo 111:10
Provérbios 2:6
Provérbios 3:13
Provérbios 8:11
Provérbios 13:10
Provérbios 29:3
Miquéias 6:9
Tiago 1:5 

Procurando sabedoria: 

"Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,
Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus." (Pro 2:4-5)

Ao observarmos um mineiro, vemos que para ele conseguir pedras preciosas, ouro e prata, é preciso muito suor, lágrimas e até mesmo sangue. O verdadeiro tesouro não está exposto e não é tão fácil de se conseguir. Ele está escondido... esperando para ser descoberto. O nosso tesouro é a palavra de Deus que está na bíblia...a bíblia é o mapa da mina, lá encontramos respostas e a direção certa para todos os nossos problemas, desafios..... temos estudado a palavra de Deus???? Reflita!!!!!

Mas o nosso Deus dá a Salomão sabedoria para colocar no livro de Provérbios (2:6) como eu e você devemos procurar a sabedoria:

"Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento."

"Aqui está a maior pista para que encontremos a sabedoria tão difícil de se conseguir - ela está na Bíblia!"

Devemos desejar a sabedoria, orar pedindo a sabedoria, procurar a sabedoria (lendo a palavra), e crescer na sabedoria (orando, buscando, desejando).... 

Devemos fazer como Salomão fez:

1. Desejar sabedoria
2. Orar por sabedoria
3. Buscar por sabedoria 

Salomão fez tudo isso mas infelizmente no final de sua vida ele foi desaparecendo das escrituras pois ele não cresceu em sabedoria...deixou ser influenciado por suas 700 mulheres e 300 concubinas e acabou caindo na idolatria de outros deuses, desobediente ao Senhor..... 

Além de desejar, orar e buscar a sabedoria devemos também crescer em sabedoria!!! 

Se você precisa de sabedoria para tomar uma decisão peça a Deus. Peça com fé que Deus vai te dar! Ele é um PAI e ama os seus filhos!!! 

Que essa semana Deus nos dê sabedoria para tomar as decisões corretas!!! Em nome de Jesus, amém!!!!!

Bom domingo!!!!
Beijos,
Paula.

Um comentário:

  1. DEUS,INFELISMENTE ERROU EM DAR FAMA E DINHEIRO A SALOMAO POIS ISTO FOI SUA RUINA ,O HISTORICO DE MULHERES IGUAL ASEUPAI DAVI,SE DEUS TIVESE DADO SOMENTE A SABEDORIA ELE NAO HAVERIA SE CORROMPIDO TANTO.FAMA E GLORIA QUEM SUPORTA E SO O SENHOR SO LEIO BIBLIA NAO TENHO NENHUM CURSOSOU MEMBBO DE IGREJA NAO EXERSO NENHUMA FUNÇAO SE EU ESTIVER ERRADO DEUS ME PERDOE

    ResponderExcluir