quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Pedindo por sinais de Deus - Gideão

Oi meninas, como falamos ontem vou contar (resumidamente) a história de Gideão pra vocês. Gideão foi um homem que vivia pedindo sinais para Deus e Deus como é maravilhoso lhe enviava todos os sinais que ele pedia... Vamos a leitura! 


Gideão - Juízes 6-8
Versículo para memorização – Juízes 6:1

O povo de Israel vinha sendo oprimido pelos Midianitas por 7 anos. Tudo que Israel produzia era apoderado à força ou destruído pelos Midianitas e Israel ficava sem sustento. Então, os filhos de Israel clamaram ao Senhor por livramento.

Deus ouviu o seu clamor e escolheu Gideão para liderar o livramento. Gideão, porém, se achava incapaz para tal missão, pois pertencia à família mais pobre de Manassés e era o menor da casa de seu pai.

Num primeiro momento, quando lhe apareceu o Anjo do Senhor, e lhe comunicou a missão, ele estranhou muito e pediu um sinal – que o Anjo do Senhor esperasse uma oferta que ele prepararia. O Anjo esperou e utilizando um cajado fez subir fogo da pedra e consumiu a oferta. 

Num segundo momento, ele pede a Deus outro sinal: 

Juízes 6:36-40 - “(36) E disse Gideão a Deus: Se hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste, (37) Eis que eu porei um velo de lã na eira; se o orvalho estiver somente no velo, e toda a terra ficar seca, então conhecerei que hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste. (38) E assim sucedeu; porque no outro dia se levantou de madrugada, e apertou o velo; e do orvalho que espremeu do velo, encheu uma taça de água. (39) E disse Gideão a Deus: Não se acenda contra mim a tua ira, se ainda falar só esta vez; rogo-te que só esta vez faça a prova com o velo; rogo-te que só o velo fique seco, e em toda a terra haja o orvalho. (40) E Deus assim fez naquela noite; pois só o velo ficou seco, e sobre toda a terra havia orvalho.”

Mais uma vez, Deus atendeu. No dia seguinte, a lã estava molhada e a terra no entorno dela estava seca.

Num terceiro momento, Gideão ainda vacilante, mas com humildade, pediu a Deus para inverter o sinal: a lã ficar seca e a terra molhada. E outra vez Deus atendeu.

Somente após essas 3 manifestações divinas, Gideão creu que de fato Deus o escolhera e o fortaleceria para assumir a responsabilidade de livrar Israel das mãos dos Midianitas!!! 
----------------------------------------------------------------------------
Como é difícil acreditar né. Como é difícil ter uma fé capaz de andarmos no escuro.
Gideão não acreditou de imediato, foi por isso que pediu algum sinal de Deus para confirmar essa palavra. As vezes pedimos um sinal para Deus mas temos que prestar atenção se Ele já não nos mostrou qual é a vontade Dele. Muitas vezes Deus fala e a gente não quer aceitar, não é verdade? 

Na nossa vida corrida, se existe algo realmente difícil, é parar e prestar atenção nos sinais de Deus... e olha que são muitos...

As vezes não temos forças para nada. Estamos passando por tantas lutas que se Deus chegar em nós e dizer pessoalmente que está conosco é capaz de indagarmos à Ele igualzinho fez Gideão, se não fizermos pior ainda.

O fato é que as vezes nem nos sinais acreditamos mais.

Mas Deus cumpre suas promessas. Ele nunca nos abandona, mesmo que pareça que Deus esqueceu-se de nós. Lembre-se: Para TUDO existe um momento!

Deus disse a Gideão: "Eu estarei com você e você derrotará todos os midianitas como se fossem um só homem". Juízes 6:16.

Olha só o poder que nos é dado por Deus. Devemos crer nessa palavra.

Afinal a bíblia já nos confirma isso dizendo: "TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE" (Filipenses 4:13)

Deus te diz nessa hora: "FORÇA, VÁ EM FRENTE. EU ESTOU CONTIGO!"
Peça sinais à Ele. Ele lhe mostrará maravilhas!!! 
--------------------------------------------------------------------------------
Quando buscamos ouvir a voz de Deus, como podemos saber se é Ele mesmo quem está falando?

Em primeiro lugar, temos algo que Gideão não tinha: temos a Bíblia completa, a palavra de Deus inspirada para ler, estudar e meditar. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (II Timóteo 3:16-17). 

Em segundo lugar, para ouvirmos a voz de Deus devemos reconhecê-la. Disse Jesus: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem” (João 10:27). Se devemos conhecer a voz de Deus, devemos passar tempo com Ele todos os dias!!! Fale com Deus em sua caminhada, no trem, lavando a louça, no banho... crie o hábito de se relacionar com Ele!

“Nosso Pai Celestial deve ficar muito triste com nossos sofrimentos desnecessários.” Stormie Omartian

“Eu podia ter evitado… Eu devia ter prestado atenção… Eu queria fazer a coisa certa… Eu não podia ter me enganado tanto…”

E por aí vai… Ah se pudéssemos voltar no tempo e fazer tudo diferente.

Muitos estão errando nas suas escolhas e decisões, por não possuírem a GRANDE VISÃO. Esta visão só provém de Deus, só Ele pode te proporcionar esta sensibilidade de entender e enxergar os sinais que Ele prontamente coloca no nosso caminho todos os dias. Sim! Todos os dias Deus fala conosco, a questão, é que não estamos preparados, muito menos sensíveis a voz de Deus para entender o que Ele está querendo nos mostrar, revelar.

Um passo fora da direção e da vontade de Deus, e tudo que o Senhor te prometeu e planejou para a sua vida pode ser frustrado! Essa é a intenção do inimigo da sua alma, te colocar no caminho oposto a vontade Soberana e Perfeita do Senhor para a sua vida.

O inimigo vem de mansinho e cheio de estratégias…

Não foi em vão que o apóstolo Pedro comparou as estratégias de Satanás às táticas de caça de um Leão.

“Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí, como um leão que ruge, procurando alguém para devorar.” 1 Pedro 5. 8

Estejam alertas!!! Prestem atenção nos SINAIS!!!

Deus sabe exatamente o que você precisa fazer para fugir do ataque do Leão! Ele possui as suas táticas e estratégias, mas o Senhor é o nosso refúgio e esconderijo!!!

“Tu és o lugar em que me escondo, Tu me preservas da angústia, Tu me cinges de alegres cantos de livramento.” Salmo 32: 7

Que bom que podemos nos esconder Nele! Que bom contarmos com esta proteção!

O inimigo não dorme, e ele vai tentar de tudo para confundir você.

PRESTE MUITA ATENÇÃO NOS SINAIS…

O Senhor tem planos de paz para você.

Infelizmente nós mesmos nos colocamos em um lugar de aperto, de sufoco e sofrimento. Existem as permissões de Deus para trabalhar na nossa vida, mas Deus é tão maravilhoso que até mesmo quando permite provações e ventos contrários, Ele nos avisa.

Todas as vezes que o Senhor tem algo para te entregar, quando a sua vitória está pertinho de acontecer, quando você decide se colocar no centro da vontade de Deus para que Ele possa agir com liberdade na sua vida, o inimigo se levanta. O propósito dele é distrair você para tentar roubar aquilo que já está preparado por Deus para a sua vida. Quem sabe na área emocional, talvez o Senhor esteja a um passo de te apresentar o seu amado, então o inimigo começa a preparar pratos irresistíveis para te distrair e roubar a sua atenção, ele tenta te tirar do foco para que você mesmo atrase a sua benção. Nesse momento, acredite, o Senhor te dará sinais, Ele vai te mostrar e te avisar, não sei se através de um sonho, como tantas vezes aconteceu comigo, ou quem sabe usará alguém para falar com você, ou simplesmente te fará entender o que deve ser feito. É como se Deus ligasse o alarme… Aquele sinal de alerta que comentei no início, é como se Ele dissesse:

“FILHO! TENHA CUIDADO, PRESTE MUITA ATENÇÃO, NÃO PERCA FOCO. VIGIA!”

Você sabe que tipo de pessoa precisará ao seu lado. Deus te dotou de inteligência, raciocine comigo…

Se você foi chamado por Deus para exercer um ministério específico, então com certeza você precisará de uma pessoa capacitada para ser benção e não atraso na sua vida. Essa pessoa precisará entender o seu ministério e não somente entender, mas te ajudar a exercê-lo. 

Se você não possui um ministério, uma chamada específica, ainda assim você precisa da pessoa certa. Por exemplo: Você é alguém que ama estar em família, é super caseiro e adora curtir a vida de uma forma mais tranquila… Você cometerá o maior erro da sua vida se escolher uma pessoa totalmente oposta a você. A pessoa é agitada, não gosta de ficar em casa, ama a família mas prefere um bom passeio a ficar em casa com os parentes.

Dizem que os opostos se atraem… Eu até concordo que possa existir a atração, mas esses opostos só serão felizes em uma vida a dois se as diferenças se complementarem. O meu amor tem o que falta em mim, eu tenho aquilo que falta nele, e nos complementamos. Existe harmonia nas nossas diferenças. Agora, se houver diferenças, mas não houver essa harmonia, então cuidado, o Senhor pode estar tentando te dar um sinal, uma dica de que não dará certo e talvez você não esteja percebendo.

Você consegue compreender?

No meu último relacionamento isso aconteceu várias vezes. No começo era tudo lindo, tudo perfeito, e com o tempo os sinais começaram a aparecer… Todas as vezes que nos encontrávamos algo acontecia, as vezes pequenos detalhes, e eu pensava…

“Poxa, não era isso que eu esperava.”

Mas no mesmo momento esquecia, deixava pra lá e seguia em frente, tapando os olhos para não ver o que estava na minha frente. O Senhor permitia sinais mostrando que não daria certo, existiam muitas diferenças de gostos, personalidade, etc. Os sinais não eram somente para mim, assim como Deus me fez atentar para os sinais, os detalhes, Ele também fez com que o meu namorado percebesse sinais em mim de que não daria certo. Nossas diferenças não entravam em harmonia.

Glórias a Deus que percebemos isso a tempo e cada um seguiu o seu caminho, buscando a vontade perfeita do Senhor.

Deus tem suas maneiras de falar. Por favor, seja sensível, tente perceber, não tente tapar os olhos para não ver o que acontece.

Quem sabe em outras áreas da sua vida, você precise de direção. O seu Deus é fiel para te ajudar em tudo o que você necessita. Ele te guiará em tudo se você se permitir ser guiado. Ele te dará sinais no momento certo.

Confie no Senhor.

Ele te olha em todo o tempo, e deseja que você possua esta sensibilidade para entender os Seus sinais. Quando você conseguir entender o que Deus está querendo te dizer, você com certeza saberá o que fazer, quando fazer, quando começar, quando parar, enfim, todas as decisões e passos na sua vida serão guiados e controlados por Deus. O desejo Dele é que você não perca e nem atrase nenhuma das suas bênçãos, e evite os sofrimentos desnecessários.

Se o Senhor te deu sinais, e você sentiu e entendeu o que precisava ser feito, descanse Nele sabendo que você tomou a decisão certa.

“O descanso é uma âncora da alma, que nos mantém longe de naufragar nos mares das circunstâncias.” Stormie Omartian

Se nesse momento você está entendendo que o Senhor tem te dado sinais em relação a determinadas áreas da sua vida, peça que Ele te ajude a entender o que precisa ser feito. Nosso Deus não é Deus de confusão, se você pedir auxílio, Ele estará pronto para te auxiliar, e não permitirá que você se engane ou perca as suas bênçãos.

O que é de Deus gera paz… O que é de Deus permanece…

Essa é a graça de Deus sobre nós.

Deus sabe até onde você pode ir, e quando não conseguir mais Ele então fará o impossível por você!

Preste atenção nos sinais de Deus queridaaaa!

Se eu estou escrevendo a respeito deste assunto e pedindo que você atente para os “sinais”, é porque eu realmente tenho convicção de que Deus fala a todo momento conosco através deles.

Escolha aceitar! Perceber, e entender a vontade de Deus para você.

Espero que estas palavras tenham te tocado de alguma forma, e te inspirem a confiar mais em Deus, atentando para os sinais que Ele nos dá.

Quem sabe ainda hoje… O Senhor te dará um sinal, e te revelará algo da Sua parte.

Esteja sensível. Atenta!

“O milagre que Deus quer nos dar sempre surge da forma mais inesperada possível.” Tommy Barnett

“Você ficará perdido se achar que sabe, com certeza, que tipo de milagre Deus lhe reservou. Lembre-se de que os milagres vêm de lugares surpreendentes e de maneiras inesperadas. Você tem de crer que Deus está agindo de acordo com seu grande plano. Faça tudo o que puder para agir de acordo com o plano divino, ao invés de forçá-lo a abençoar o seu. Deus ama você e tem um plano maravilhoso para a sua vida!” Tommy Barnett

“Os justos clamam, o Senhor os ouve e os LIVRA de todas as suas tribulações. O Senhor está PERTO dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido…” Salmo 34.17

Via - Iny Andrade

Ao estudar sobre este assunto Deus falou muito comigo e pude entender muitas coisas! Que benção! Que você seja edificada com essa mensagem também!!! Certa da nossa vitória!!!

Um beijo,
Paulinha :)