sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Marta e Maria - Série Mulheres da Bíblia

Oi meninas, a pedido da Cristiane Monteiro Arruda o nosso estudo de hoje será sobre Marta e Maria. Com qual delas você se parece? BOA LEITURA!! 

Marta, Maria e Jesus 
"... e certa mulher, por nome Marta, O recebeu em sua casa; E tinha esta uma irmã chamada Maria ..." (Lucas 10:38,39)

Dentre tantas mulheres deixadas por Deus na Bíblia e que nos servem de exemplo , vamos conhecer mais duas que viveram no tempo de Jesus e que foram amadas por Ele. Marta e Maria! 

Sempre se fala a historia de Marta e Maria, como se uma fosse a vilã e a outra a mocinha.

Mas vamos analisar bem o que podemos aprender das duas.

O Senhor Jesus costumava descansar na casa desta família quando ia a Betânia, que grande privilegio, com certeza Ele tinha um carinho muito grande por eles e se sentia bem recebido.

Maria, que mostrava uma grande sede pelas coisas espirituais logo se colocava aos pés de Jesus.

Ela esquecia tudo para estar com Ele, não havia nada que a pudesse distrair, ela não podia perder esta oportunidade.

Marta gostava do serviço da casa, de preparar as comidas, deixar tudo em ordem para seus convidados, ela era realmente hospitaleira.

Imaginem receber o Senhor Jesus em casa, ela queria que tudo estivesse perfeito, é de compreender, não é mesmo?

Porem Marta se irritou quando viu que sua irmã não ajudava em nada.

O Senhor Jesus teve que interferir, e de uma forma amorosa repreendeu Marta, não criticando sua preocupação pelo serviço nem rejeitando sua generosa hospitalidade.

Ele queria simplesmente que ela visse suas prioridades, colocando as coisas espirituais em primeiro lugar e que não criticasse a escolha de Maria.

Um tempo depois quando seu irmão Lazaro morreu, Marta mostrou que tinha grande fé em Jesus, crendo que Ele tinha poder para ressuscitar a Lazaro, como aconteceu de fato.

Nos dias atuais com tantos afazeres, devemos vigiar para não deixar de lado nossos momentos com Deus.

Não que vamos deixar nossa casa desordenada, mas há momento para tudo.

Sei que as vezes não tem ninguém para ajudar, e temos muitas obrigações a cumprir, mas no fim da correria fazer aquela oração de descarga de consciência, nos faz sentir que não demos o melhor para Deus.

De repente você tem trocado seu momento com Deus para estar na internet, vendo televisão ou falando horas no telefone, quando você olha o relógio vê que não sobrou tempo para sua vida espiritual.

São nestes momentos que se escolhe a pior parte, dando preferência a tantas outras coisas e esquecendo o mais importante.

Que possamos tirar destas duas mulheres de Deus aqueles atributos que agradam ao Senhor. Que possamos também refletir em tudo que conhecemos delas e, em seguida, nos fazer a seguinte pergunta ... COM QUAL DELAS EU ME PAREÇO?

Vamos ter as qualidades de Marta, mas sem nunca deixar de lado a boa escolha de Maria!

Foi edificada com essa mensagem, compartilha com a gente!

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Sara - Série Mulheres da Bíblia

Feliz Ano Novo Meninas!!! Passaram bem as festas?!! Que 2013 seja um ano repleto de bençãos na vida de todas nós! Estou de volta das férias e dando continuidade aos nossos estudos das mulheres da bíblia, vamos começar pela SARA!!! Assim como SARA todas nós temos sonhos e acredito que assim como eu vocês já fizeram a listinha de projetos e sonhos para o ano de 2013 rs né? O que será que a SARA pode nos ensinar? BOA LEITURA!!! 

Sara
A história de Sara começa a ser escrita por volta de 2 mil anos antes de Cristo (a.C.), quando ela se casa com Abrão. (leia Gênesis 11:30) Esteve ao lado do marido em todas as situações, foi o seu braço direito e partilhou não apenas dos seus desafios e dores, mas também dos seus sonhos e bênçãos.

Exteriormente era uma mulher muito bonita, que despertava paixões até em governantes, mas interiormente sofria com a esterilidade, que a impedia de ter uma vida plena. Afinal, a mulher que não conseguia engravidar naquela época era rechaçada pela sociedade.

Logo após ser apresentada como a mulher de Abraão, Sara é descrita como uma mulher estéril. No capítulo de 16 de Gênesis, versículo 1, a sua condição vergonhosa era novamente exposta. “Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos…”.

A todo instante, a sua humilhação era exposta. Que dor deve ter sentido essa mulher, em ver que o seu sonho não se realizava e o motivo de sua vergonha estava a todo momento sendo mencionado. E por não saber esperar em Deus, ela agiu a seu modo. Realizou o sonho de que o marido tivesse um filho, mesmo que esse filho fosse de outra mulher.

Uma nova história 

Por muitas vezes Sara desobedeceu a Deus. Mas quando ela decide segui-Lo e entregar-se a Ele obtém o seu perdão e misericórdia e começa a escrever uma nova história, com um novo nome, uma nova identidade. E, como filha, torna-se também herdeira de Suas promessas.

No capítulo 17, versículo 15, Deus muda o nome de Sara, (antes ela se chamava Sarai) e faz uma promessa:“… e ela se tornará nações; reis de povos procederão dela.” (Gênesis 17:16) Imagine para uma mulher estéril, que não conseguia realizar o sonho de ter um único filho, se tornar muitas nações?

E quando não existia mais nenhuma luz no fim do túnel, quando a esperança já estava adormecida, eis que Sara dá à luz Isaque. (Gênesis 21:2)

Algo tocante em relação à promessa é que ela se cumpre, tanto na vida de Abraão quanto de Sara, quando eles têm seus nomes mudados. Seria quando de fato eles se converteram a Deus?

Pelo relato bíblico sim. “Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-poderoso; anda na minha presença e sê perfeito.” (Gênesis 17.1) E a partir daí ele tem o seu nome mudado para Abraão.

O que podemos aprender com Sara:

- Que por mais imperfeitos que sejamos, quando há conversão, podemos ser exemplo de virtude;

- Não importa como fomos conhecidos antes, mas depois de um encontro com Deus podemos ter uma nova identidade;

- Há um tempo para tudo. E Deus cumpre a Sua Promessa quando não restar mais nenhum vestígio da velha criatura. 

Pense: As circunstâncias têm abalado a fé de vocês?

SUA PROMESSA

Como foi difícil para Sara (e também para nós hoje!) lembrar as promessas de Deus e esperar por seu cumprimento. As promessas de Deus são reveladas e cumpridas no tempo dEle, o que acontece, freqüentemente, de acordo com um calendário bem diferente do nosso. Esperar com paciência pela operação de Deus pode ser uma das experiências mais difíceis da vida cristã. Somos muito bons no “faça-você-mesmo” e, em geral, acabamos sendo um obstáculo para Deus, quando queremos agir por nossa própria conta.

Você está esperando que Deus lhe faça algo? Já pediu a Ele a salvação do seu marido? De um membro de sua família? Está pedindo que um filho rebelde volte para casa? Está pedindo por um esposo? Quaisquer que sejam as circunstâncias, o tempo de Deus é o melhor. Quando estiver tentada a interferir e a fazer as coisas acontecerem a seu modo, pense em Sara. Sua tentativa de cumprir a promessa de Deus tendo um filho por meio de sua serva, Agar, teve resultados desastrosos. 

Lembre-se de que Deus tem Sua própria agenda. Descanse na segurança de que Ele a ama e cumprirá a promessa que lhe fez.

**Promessas nas Escrituras: 

“Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor” (Sl 27:14)

“Aguardo o Senhor, a minha alma o aguarda; eu espero na sua palavra” (Sl 130:5)

“Por isso, o Senhor espera, para ter misericórdia de vós, e se detém, para se compadecer de vós, porque o Senhor é Deus de justiça; bem-aventurados todos os que nele esperam” (Is 30:18)

“Eu, porém, olharei para o Senhor e esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá” (Mq 7:7)

------------------------------------------------------------------------------
Louve a Deus:
Porque Ele cumpre as suas promessas.

Agradeça:
Por Deus ter um plano gracioso para você, que se desenrolará na hora oportuna, segundo a Sua vontade. 

Confesse: 
Sua ansiedade e auto-suficiência.

Peça a Deus:
Que a ajude a ouvir com atenção e com disposição de coração para fazer a Sua vontade.

Eleve o coração:
Deus fornece pistas de Seu propósito para você plantando sonhos em seu coração. O sonho de Sara era ter um filho. Procure um lugar tranqüilo e passe algum tempo concentrando-se nos seus sonhos. Pergunte a si mesma quais são os sonhos que você tem estado ocupada demais, com medo demais ou decepcionada demais para perseguir. Escreva-os e ore sobre cada um. 

------------------------------------------------------------------------------------

Características da SARA:

1. Dedicada - O filho e o marido dela podiam sempre contar com ela. Ela estava ao lado deles em qualquer situação. Acompanhava Abraão em todas as viagens. 
2. Fiel a Deus - Sara não desistia fácil das promessas de Deus e procurava fazer as vontades dele. 
3. Alegre - Ela recebia as pessoas em casa com felicidade e as servia com prazer.

Sejamos como Sara que não desista nunca dos seus sonhos. Sejamos confiante em Deus e nas promessas dEle! Em 2013 tenha fé que os seus sonhos vão se realizar!!!!

Nunca é tarde para sonhar, tampouco transformar os sonhos em realidade. Não importa quanto tempo dure, Deus nunca esquece de cumprir uma promessa que Ele fez aos seus filhos.

Contente por ter seu sonho realizado, Sara diz: “… Deus me deu motivo de riso; e todo aquele que ouvir isso vai rir-se juntamente comigo.” (Gênesis 21.6)

Que assim como ela, possamos esquecer o passado e reescrever a nossa história, colocando Deus como protagonista de nossas vidas. E que, sustentadas pela fé, possamos assim como ela dizer: Deus tem me dado motivos para sorrir!!!!! 

Deus abençoe!

domingo, 30 de dezembro de 2012

Algumas características da Mulher V


1. ELA É TRABALHADORA

Ela é boa dona de casa, é administradora hábil – Ela tinha servas , mas estava envolvida com o bom andamento da casa. Ela controlava as atividades e a atmosfera do seu lar. É zelosa no cumprimento de seus deveres domésticos. É uma mulher presente no lar. Ela é administradora do lar. Ela gerencia o seu lar com sabedoria. Ela toma pé da situação. Ela não é relaxada – Sua casa anda em ordem.
Ela não come o pão da preguiça. Ufaaaa 

Ficamos cansados só de alistar as atividades dessa mulher. Talvez o problema da maioria das mulheres hoje não é a ociosidade, mas a correria. Como ter tantas atividades fora do lar e ainda cuidar do bom andamento da sua casa? Ela tem visão de negócios – Ela é adestrada na costura , ela vai buscar alimento para sustento da casa . Ela trabalha e tem lucro. Ela trabalha diuturnamente . Ela produz, ela vende, comercializa, tem expediente, não é dependente, não é parasita!

Vamos trabalhar com alegria, fazendo tudo com amor!! Certo meninas?!

2. ELA É ELEGANTE 

Ela cuidava do seu corpo, fazia ginástica – Ela cuida do corpo. “Ela cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços.” Ela cuida da sua saúde. Ela tem uma correta auto-estima. Ela se mantém em boa forma. Ela tem tempo para ela mesma para cuidar da sua saúde, da sua forma. Ela não é uma mulher relaxada com a sua apresentação pessoal. Ela não era uma mulher flácida, relaxada com o seu aspecto físico. Ela se veste com elegância – Ela tem amor próprio. Ela reconhece o seu próprio valor!

3. ELA É GENEROSA 

Ela tem o coração sensível e as mãos abertas – Ela não era uma mulher egoísta. Ela é sensível às necessidades dos outros. Ela é caridosa. Ela é ajudadora dos pobres. Seu dinheiro e seus bens não são apenas para ser acumulados, mas distribuídos com generosidade. Ela não se preocupa apenas com a sua família, mas com os que sofrem ao seu redor. Essa mulher não é sovina, mesquinha, avarenta. Ela ajuda o próximo! Lembre-se de Dorcas! 

4. ELA É DISCRETA

A mulher de Deus nunca procura chamar a atenção dos outros para si. Sua fala é suave e seus vestidos são discretos. Seu rosto pode ser maquiado, mas não mascarado; seu cabelo é penteado mas não de forma exótica. Está escrito: ”Como jóia de ouro em focinho de porco, assim é a mulher formosa que não tem descrição.”(Provérbios 11.22).

Seja discreta no falar, no vestir, no maquiar...vamos tomar cuidado com nossas roupas neste verão!!!

5. ELA É CONFIÁVEL

Ela era fiel ao seu marido. Ele nunca teve motivos de desconfiança. Ela era transparente, honrada, de conduta irrepreensível. Ela podia dizer: “Eu sou do meu amado e o meu amado é meu”. Ela era um jardim fechado, uma fonte selada, uma esposa fiel. Não há coisa mais desastrosa do que a infidelidade conjugal. É uma punhalada nas costas. A infidelidade abre feridas no coração.

Ela é confiável também na área das finanças. Essa mulher é uma hábil administradora. Ela sabe ganhar, economizar e investir da melhor forma o dinheiro. A área financeira é uma das que mais provocam contendas no casamento!

Que sejamos filhas confiáveis, amigas confiáveis, uma funcionária confiável ...em todas as áreas da nossa vida!! Que possamos ser dignas de confiança! 

6. ELA É ABENÇOADORA

Ela era um bálsamo, um refrigério na vida do marido. Ela era aliviadora de tensões. Uma amiga, uma confidente, uma auxiliadora idônea, uma consoladora. Ela era estável emocionalmente. Não era uma mulher de veneta, que numa semana era romântica e noutra ranzinza. Num dia carinhosa e noutro rabugenta. Ela era uma bênção na vida dele e não um peso.

Ela era uma alavanca na vida do marido – O sucesso do marido é devido à influência da sua mulher. Ela colocava o seu marido para frente. Empurrava-o para o progresso.

O sucesso dessa mulher na vida profissional e familiar não é em detrimento da família – Essa mulher é elo de ligação da família. Ela como sábia construtora está edificando a sua casa. O marido e os filhos estão felizes. Nenhum sucesso profissional compensa o fracasso do seu casamento ou da sua família!

7. ELA É BOA

Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida. (Provérbios 31:12)

O que mais me chamou a atenção sobre esta qualidade, é que devemos em primeiro ser para as outras pessoas aquilo que queremos que ela seja para nós. É por isso que nós vivemos nos magoando, nos decepcionando com as pessoas, porque sempre estamos esperando delas, aquilo que nós deveríamos estar fazendo. As pessoas só podem mudar em relação a nós, quando nós começamos a mudar primeiro. É uma tarefa difícil, eu confesso, mas pensando e refletindo, percebi o quanto isso faz sentido e o quanto traz resultado. E o mais importante:

" Ser boa com as pessoas, sem esperar nada em troca delas." A recompensa vem do alto! Que Deus lindo que servimos!!

8. ELA É ORGANIZADA

Provérbios 31: 15 - É ainda noite, e já se levanta, e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas.

A mulher de Deus é uma pessoa organizada. Ela não se sente bem quando há bagunça ou sujeira a sua volta. Sua casa e seu lugar de trabalho se tornam um ambiente aconchegante, onde todos se sentem confortáveis de estar.

A organização a faz uma mulher ser prática; ela cumpre a risca seus horários e compromissos. As pessoas estão seguras porque sabem que podem confiar coisas nas suas mãos e que ela não esquecerá ou fará de conta que não é com ela; ela dá conta de tudo.

Com certeza Deus não habitaria em uma casa bagunçada, afinal, Ele não é Deus de confusão.

O nosso Deus é extremamente organizado, é só você ler sobre a construção do Templo. Nada era feito por acaso ou colocado em algum lugar porque estava mais fácil, tudo foi devidamente organizado por Deus. Ele cuidava de todos os detalhes com muita precisão.

Muitas pessoas acham que ser organizada é um talento para poucas, ou uma coisa fútil e sem importância, mas a mulher de Deus sabe que seu testemunho está na sua imagem e na imagem de sua casa. Através desta imagem, todos verão nela o Sr Jesus.

Vamos entender que temos um papel muito importante: manter as coisas organizadas e limpas, não deixar tudo para última hora. Isso mostra zelo, capricho, cuidado, planejamento, boa vontade... virtudes dignas de uma mulher de confiança!

Eitaaa mulher incrível!!!! Um dia de cada vez e estamos quase lá meninas!!!

9. ELA É CRIATIVA

Provérbios 31:24 - Ela faz roupas de linho fino, e vende-as, e dá cintas aos mercadores.

Quando ela olhou à sua volta e viu que linho era a moda da vez, ela não ficou pra trás. Fazer roupas de linho, vesti-las, vendê-las e no meio tempo, por que não fazer também cintas que as pessoas não resistiriam na hora de comprar?

A Mulher V todavia, era criativa. Ela não demorava para pensar em idéias, o que é uma ótima característica para buscarmos nos dias de hoje, quando o tempo é consumido tão rapidamente e às vezes com coisas tão bobas (Facebook, Orkut, Twitter, MSN, salas de bate-papo, etc.)

Não é que você não deve ficar on-line ou navegar ou bater papo uma vez ou outra, mas quando essas coisas tiram todo o seu precioso tempo... você acaba fazendo só as coisas mais básicas que tem que fazer... você não tem tempo pra criatividade.

Certifique-se de que tudo tem uma razão pra ser feita. Se você está aqui é porque você quer aprender. Se você está no Facebook, é porque você quer dividir coisas boas com outros e quem sabe, glorificar ao Senhor Jesus no meio tempo!

A Mulher V é divertida, nunca chata. Ela está sempre evoluindo, sempre em busca de coisas novas; por causa disso, as pessoas se sentem atraídas por ela!

Use a sua criatividade!!!!! Use este grupo mesmo e coloque suas idéias em prática! Você entende de moda, compartilhe algumas dicas!! Você sabe se maquiar, nos ensine....tem tantas coisas que podemos ensinar e aprender! PENSE NISSO!!!!!! 

10. ELA É DOCE

Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua. Provérbios 31:26

A Mulher V é sábia, mas a sua sabedoria não faz ninguém se sentir mal, pois ela também é gentil. O versículo acima nos mostra algo extraordinário: a sabedoria tem muito a ver com a maneira com que falamos e com bondade. Sempre pensei que para ser sábia precisaria saber o que fazer, como me comportar e como lidar com a vida. Mas, de acordo com este versículo, a sabedoria está ligada à maneira como falamos.

A Bíblia diz que “a boca fala do que está cheio o coração” (Lucas 6:45). Isso nos faz concluir que toda a sabedoria que temos flui através de nossa boca, e não necessariamente de nossas atitudes. Não quer dizer que possamos nos comportar mal, mas sim que o primeiro ponto de contato da sabedoria de uma mulher são as suas palavras.

A Mulher V fala com sabedoria, e por isso fala com bondade; ela é doce. Agora, vamos inverter essa frase: A “NÃO Mulher V” fala tolices, e por isso fala com aspereza; ela é amarga.

As pessoas tristes estão sempre olhando os outros de maneira triste. Elas estão tão frustradas com suas próprias vidas que a única maneira de se sentirem melhor é olhar para as pessoas que estão indo bem e criticá-las, odiá-las e colocá-las para baixo. Tudo é motivo de crítica aos olhos daquelas que estão infelizes consigo mesmas.

VAMOS PRATICAR!!!

Se os sapatos no meio da sala estão implorando para que você perca a paciência, não lhes dê esse prazer. Recolha-os e coloque-os no devido lugar.

Série - A Mulher V


Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias. (Pv 31:10)

A Mulher V

Entendendo o que é SER VIRTUOSA: “aquela que têm virtudes”. No hebraico a palavra “virtuosa” pode significar rica, próspera, valorosa, ousadamente corajosa, forte, guerreira poderosa! Uauuuu!!!

Deus tem chamado muitas de nós para serem mulheres virtuosas. Mulheres que tem o perfil e o caráter de um Deus forte.

Algumas características da Mulher V:

CONFIÁVEL - Em primeiro lugar, podemos dizer que a mulher virtuosa é aquela em que se pode confiar “O coração do seu marido confia nela, e não lhe haverá falta de lucro” (Prov. 31:11). É uma mulher plenamente confiável. Não vive de trapaças e mentiras. Antes tem a sua vida firmada na verdade e por andar na verdade, é fiel sempre.

BONDOSA – A mulher virtuosa é do bem. “Ela lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida” (Prov. 31:12) – Não é aquela mulher encrenqueira, que arranja briga por tudo. Ao contrário, é uma mulher serena, que sempre busca o bem de todos e por este motivo, todos sentem prazer em estar a seu lado. Ou seja, por desejar o bem se torna uma pessoa agradável.

NÃO SUPORTA A PREGUIÇA – A mulher virtuosa não é preguiçosa. “Ela busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com as mãos” (Prov. 31:13). A mulher virtuosa é guerreira, não suporta a preguiça. Ao contrário, tem disposição para lutar por seus sonhos. Todas as tarefas que realiza faz de bom grado, sem murmurações e lamento. Por este motivo, nada lhe falta.

É FORTE – A mulher virtuosa é uma fortaleza. “Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços” (Prov. 31:17) – É uma mulher forte, pois nada consegue destruir a sua fé e esperança. Pode até chorar mas logo enxuga as suas lágrimas, pois deposita sua vida nas mãos de Deus. Passa por dificuldades, como todo ser humano, mas jamais perde a sua força de viver, de crer nas promessas de Deus.

É UNGIDA- A mulher virtuosa nunca deixa faltar o óleo da unção de Deus em sua vida. “Prova e vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite” (Prov. 31:1). É uma mulher que nunca permite que a chama do Espírito Santo se apague em sua vida, em seu coração, pois compreende que o óleo da unção de Deus é sua essência , o que necessita para ser feliz. Ainda que viva momentos difíceis não deixa de buscar a Deus, de manter firme a sua aliança com o Altíssimo.

A mulher virtuosa, tem uma beleza que não acaba, só aumenta, não tem medo de envelhecer e não se tortura para corrigir o que não é necessário. Ela valoriza a sabedoria adquirida com a experiência de vida com Deus e é elogiada dentro de casa por seu esposo e filhos. Nosso valor está além do valor dos rubis e não pode ser comprado com dinheiro algum. Além disso, a Mulher V não é vulgar e se veste de força!

Algumas mulheres virtuosas e suas qualidades:

Dorcas – Misericórdia (At 9:36-42)
Lídia – Temor (At 16:14)
Rute – Fidelidade (Rt 1:4;16)
Abigail – Prudência (I Sm 25:33)
Ana – Persistência (I Sm 1:11-15)
Sara – Fé (Hb 11:11)
Maria e Maria Madalena – Zelo (Mt 27:61;28:1)
Ester – Sabedoria (Et 5:8-12)

Recompensa por ser uma mulher virtuosa: É o orgulho dos seus filhos. É a coroa do marido. É louvada por todos e reconhecida e elogiada diante de todos. (v. 23, 28, 29, 30 e 31)

Que sejamos mulheres virtuosas em nossa casa, faculdade, trabalho, igreja... nunca é tarde para começarmos meninas!

Não vamos permitir sermos influenciadas pelos padrões do mundo, mas sim vivermos os propósitos de Deus!!!! 

No mundo de hoje não é fácil ser assim, mas é gratificante se tornar uma Mulher Virtuosa. Todas nós podemos ser essa Mulher V. Simplesmente ouvindo e praticando o que diz o Nosso Deus.

Vamos aproveitar e colocar em prática!

Com carinho,
Paulinha

Raquel - Série Mulheres da Bíblia

A nossa amiga Adriana Mazaia sugeriu que estudássemos a historia de Raquel ou Sara. No post de hoje escolhi a história de Raquel porque é uma linda história de amor com Jacó e assim como eu muitas estão esperando no Senhor! BOA LEITURA! 

Raquel 
Sabe aquelas mulheres lindas, que chamam a atenção por onde passam? De tão perfeitas que parecem, nem passa por nossas cabeças que possam ser infelizes. Mas podem.

Com certeza você já ouviu a história de alguma mulher e pensou: “Nossa, mas parecia que ela era tão feliz.” Talvez você pensaria isso também se conhecesse Raquel, uma mulher linda (Gênesis 29:17), que atraiu Jacó. Raquel era pastora do rebanho de seu pai. Ele, para conseguir se casar com ela, se ofereceu para trabalhar para Labão, pai da moça, durante 7 anos (Gênesis 29:18-20). Mas o sogro o enganou.

Depois dos 7 anos, em vez de entregar Raquel, Labão entregou sua filha Lia, a mais velha, que deveria se casar primeiro (Gênesis 29:23-26). Como estava escuro, Jacó não percebeu quem era.

Podemos dizer que os anos que Raquel esperou por seu marido foram roubados, e pela própria irmã, com a ajuda de seu pai. História triste, mas que o amor de Jacó superou, porque ele não desistiu dela e trabalhou por mais 7 anos para tê-la em seus braços (Gênesis 29:27).

Meninas vocês prestaram atenção no detalhe da história? Jacó amou Raquel!!! E por causa desse amor serviu mais 7 anos. Ao todo Jacó serviu 14 anos para ter seu amor ao seu lado! Que amor lindo!!!!!!!! ♥ 

A história resultou em uma rivalidade entre as irmãs, que disputaram a atenção de Jacó. Apesar de ser linda e desejada por seu marido, Raquel não podia ter filhos, mas Lia, a não-amada, era fértil (Gênesis 29:31).

E com a esperança de ter o amor de Jacó e provocar a irmã, Lia teve vários filhos (Gênesis 29: 32-35). Por conta disso, Raquel deixou que o sentimento de inveja entrasse em sua vida. Ela entrou em desespero e ofereceu sua serva para Jacó ter relações e dar filhos a ele, como se fossem dela. E assim aconteceu (Gênesis 30:3-8). A história continua com Jacó tendo muitos filhos, inclusive de Raquel, que depois recebeu o milagre de ser mãe (Gênesis 30:22).

Depois de muito clamar ao Senhor, Deus lembrou-se de Raquel e ela teve um filho que chamou de José e depois teve um segundo, chamado Benjamim. 

O QUE PODEMOS APRENDER COM A HISTÓRIA DE RAQUEL?

1. Seja feliz com o que tem!!

Será que esta história não se repete nos dias de hoje? Há mulheres que não são felizes com o que Deus dá, ou não têm paciência para esperar o que Ele tem para dar. Raquel era bonita e tinha o amor de seu marido. Para ele não interessava se ela podia ou não ter filhos. Ele foi até o fim para tê-la como esposa, e era isso que importava. Este amor deveria preenchê-la. Mas a inveja e o desejo de ter e ser mais que sua irmã a possuiu.

A beleza exterior não demonstra o que é a pessoa por dentro. Muitas acreditam que são amadas somente por serem bonitas, e não pelo que realmente são. Isso faz com que se sintam sozinhas.

Então, da próxima vez que vir uma mulher que chama a atenção, não se penalize por não ter o mesmo charme que ela; agradeça a Deus por tudo o que você é, pelo que conquistou e pelas pessoas ao seu redor.

2. Deus nunca se esquecerá de nós 

Deus não se esquecerá daqueles que confiam Nele, daqueles que O buscam, daqueles que acreditam. Ele tem o tempo certo para tudo e você, certamente, começará a gerar. Quando você cumpre as etapas, espera o tempo certo, não força uma situação, não força o coração de Deus, você está gerando a resposta. E quando Deus vem é para honrá-lo, para mudar os seus dias! 

Vale a pena confiar em Deus. Vale a pena esperar Nele. Por piores que sejam os seus sentimentos, por mais difícil que seja o que Deus lhe pedir, por mais complexo que seja esperar o tempo divino, faça aquilo que Deus lhe pede. Vai chegar um tempo em que as coisas começarão a mudar. Vai chegar um tempo em que Deus se lembrará de você. E quando as atenções de Deus se voltam para a sua vida, é o momento em que verdadeiramente a sua sorte será mudada! ACREDITE!!! 

Confiemos que Ele nunca nos abandonará e jamais nos esquecerá. Assim como Ele cuidou de Raquel dando-lhe dois filhos, Ele também cuidará de nós que também somos suas filhas. Amém meninas?! 

Será que estamos tendo aqueles momentos de comunhão com o Senhor?

ORE: 'Senhor, aumenta a minha fé! Fazei com que eu confie que estás sempre no controle de toda a minha vida. Não importa o que possa acontecer, pois sei que tens um plano maravilhoso para a minha vida. Que em momento algum da minha vida, eu Te decepcione mas que eu, um dia, atinja a posição de mulher segundo o Teu coração. Amém!' 

Deus abençoe!

Paula

Dorcas - Série Mulheres da Bíblia

E vamos a mais um estudo de uma grande mulher da bíblia, DORCAS! Nem todos conhecem a história dela mas temos muito o que aprender com ela! BOA LEITURA! 

Dorcas 
"E havia em Jope uma discípula chamada ... Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia" (Atos 9:36).

Morava em Jope, numa cidade da costa do Mediterrâneo, uma mulher muito preciosa chamada Dorcas. Seu nome significava gazela e em hebraico ela era Talita. Muito querida por todos que habitavam ali, ela procurava fazer túnicas e vestidos para as viúvas e necessitados e, para isso, não media esforços. Ela tinha um coração piedoso e não queria que ninguém passasse necessidade ou sofresse. - Uma das qualidades da MULHER V que vimos até hoje!

Na congregação que ela frequentava, ela trabalhava com muito amor e dedicação. Esta era a Dorcas que todos conheciam, amavam e confiavam. A sua vida é um exemplo para a minha vida. Mas ...

1- O que eu estou fazendo para servir ao meu próximo da melhor maneira possível?
2- Como estou agindo ao perceber a necessidade do meu irmão?
3- Como estou usando o dom e as habilidades que Deus me deu?
4- Sou sensível às necessidades do meu próximo?

Ela não era uma mulher diferente de nós. Vivia neste mundo, trazia com ela a natureza velha mas procuravam superar tudo doando de si mesmas àquelas pessoas que precisavam delas.

A história de Dorcas é muito bonita e muito cheia de amor pelas pessoas. Ela era boa e tinha um bom coração mas ... era humana e, um dia, ela tinha que morrer. 

Certo dia, Dorcas ficou doente, mas tão doente que chegou a morrer. A notícia se espalhou por toda a cidade. Todos os amigos e amigas começaram a chorar. Eles diziam: "olha a roupa que ela fez para mim. Ela é muito bondosa."

A sua morte foi chorada e lamentada por muitas pessoas. 

Deus nunca nos abandona, assim como não abandonou aquelas que choravam por causa da morte de Dorcas.

A Bíblia nos diz que "... ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, lhe mandaram dois homens, rogando-lhe que não se demorasse em vir ter com eles" (Atos 9:38). Pedro, prontamente, atendeu ao chamado deles e foi para Jope. Chegando lá, viu várias pessoas chorando a morte de Dorcas. Algumas viúvas mostravam as túnicas e roupas que ela lhes havia dado. Pedro então mandou que todos se retirassem do quarto, orou fervorosamente e, ao se aproximar dela, disse: "Talita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se. E ele dando-lhe a mão, a levantou e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva" (Atos 9:40b-41).

Uauuuuuuu Deus ressuscitou DORCAS!!!!!!! 

Dorcas foi a única mulher da Bíblia a ser chamada de discípula, ou seja, seguidora de Jesus, aprendiz, aquela que se senta aos pés do seu mestre...

Assim como Dorcas que glorificou a Deus através de seus atos de bondade, glorifiquemos também ao Senhor sendo mulheres generosas, de corações sensíveis e ajudando aqueles que estão necessitados. 

Quantas de nós possuem talentos dados por Deus e se esquecem de usá-los para ajudar alguém?

DEUS TE DEU DONS E TALENTOS PARA SEREM USADOS!!!!!!!! 

Procuremos ter um coração amorosos e sensível, pois isto é o que agrada o Senhor.

SEJA UM EXEMPLO DE BONDADE E AMOR AO PRÓXIMO!!!

SE VOCÊ AINDA NÃO SABE QUAL O SEU DOM E TALENTO, ORE A DEUS, ELE VAI TE RESPONDER!!! COMECE AJUDANDO O PRÓXIMO E FAZENDO A OBRA!

Pudemos aprender também que DEUS ouve nossas orações. Ele ouviu a oração de PEDRO!!

"Obrigada Deus, por ouvir e responder as orações. Em nome de Jesus. Amém". 

Deus abençoe,
Paula 

Rebeca - Série Mulheres da Bíblia

Hoje vou contar um pouco sobre a história de Rebeca, vamos ver o que podemos aprender com ela... acho que muitas de nós vamos se identificar com sua história! BOA LEITURA! 

Rebeca
Rebeca era uma jovem solteira, formosa, bondosa e obediente. Cuidava das ovelhinhas de seu pai. Era hospitaleira, agradável e prestativa. A moça não tinha vizinhas legais para bater um papinho do muro ou sentar na calçada. Também não tinha facebook, ipad, celular ou coisa do tipo. Mas Rebeca era feliz!!! Rebeca não reclamava por não ter um companheiro e não sofria por isso. Rebeca servia ao Senhor!

Voltando a história.... 

Abraão, pai de Isaque, já era velho e queria encontrar uma mulher para seu filho. Para isso, ele pediu para um servo que fosse até a sua terra natal e encontrasse alguém especial por lá, e o fez jurar diante do Senhor que assim o faria (Gênesis 24:1-4).

E foi o que aconteceu. Chegando à cidade de Naor, o servo se ajoelhou e orou pedindo a Deus um sinal daquela que seria a mulher ideal para Isaque (Gênesis 24:12-14). E, antes mesmo que ele terminasse de falar com Deus, apareceu Rebeca, e ela agiu conforme o sinal que o servo pediu a Deus (Gênesis 24:15-21). Rebeca agiu exatamente como Eliézer esperava: oferecendo água a ele e aos camelos que trazia consigo. Era o sinal dos céus de que precisava!!!!!

Depois disso, o servo, seus homens e cavalos foram hospedados na casa de Rebeca. O seu irmão Labão acompanhou tudo e, ouvindo a história de como Deus respondeu a oração, perguntou a ela se iria ao encontro de Isaque. E Rebeca consentiu!!!! ♥ ♥ 

Casaram e começaram a desejar filhos. Mas ela era estéril, fato que não os desanimou porque conheciam o Deus a quem serviam (Gênesis 25:21). Somente depois de 20 anos, Deus concedeu a ela o que tanto pediu: ela pôde conceber e ter os gêmeos Esaú e Jacó. 

Mais um exemplo de persistência e, acima de tudo, fé. Quantas vezes você começa a orar por um propósito, mas quando não recebe a resposta de Deus, desiste e pensa que Ele não te ama. Esquece que o tempo de Deus não é o seu tempo (Eclesiastes 3), que Deus sabe o momento certo das coisas acontecerem e o que é melhor para sua vida!

Para saber mais a respeito da história desse casal leia a Bíblia; Gênesis 24 e 25.

*******O QUE PODEMOS APRENDER??

Quando você pensar que Deus não está lhe honrando, veja se você o está servindo.

Rebeca era mesmo uma pessoa boa, perfeita e agradável; uma real resposta de Deus. Ela foi encontrada trabalhando (Gênesis 24: 15), disposta a servir (Gênesis 24: 18-20) e preparada para o encontro (Gênesis 24: 14, 15, 18, 58). Um exemplo de como se deve estar quando a benção do Senhor chegar. SIRVA!!! 

Não há como ficar acomodado, esperando alguém servir e despreparado para receber o que Deus tem para entregar. Talvez seja por este motivo que os milagres demorem a chegar para algumas pessoas. Como Deus pode entregar algo precioso para alguém preguiçoso, sem disposição e despreparado? 

Para que sejamos honradas por Deus temos que fazer tudo, mas tudo mesmo como se fosse pra ele, com amor, com carinho e muita dedicação. Estudar, trabalhar, cuidar na nossa casa, da nossa igreja, evangelizar, tudo sem segundas intenções para que ele veja do céu e envie o nosso tão sonhado Isaque! 

Essa era a diferença de Rebeca para as outras jovens. Ela era serva! Como serva ela não se preocupava a quem, onde e como iria servir, apenas servia.

SEJA SERVA!!! 

Lembrem-se que Rebeca não precisou se insinuar para seu amado, nem enviou mensagens, recadinhos pelo facebook, telefonemas ou encontros. Ela simplesmente fez a parte dela e Deus agiu em seu favor. Ela se preservou. 

Você esta desanimada porque não vê ninguém que poderia ser a sua outra metade? Confie em Deus, Ele faz coisas surpreendentes!

A história de Rebeca é para nos lembrar que Deus nunca esquece de nós. E que nunca vale a pena fazer nada na nossa força, ou dar um jeitinho.

Pode parecer que você não está sendo notada, mas não acredite nisso. O Senhor te observa e jamais te abandona e faz de você uma escolhida. E prepara um bom encontro, um casamento abençoado, uma família. Seja como Rebeca. Ela era linda, 
jovem e inteligente. Mas ela não se sentiu mal por não ter um esposo. Ela entendeu que havia um tempo para cada coisa acontecer em sua vida. 

E há um tempo para você também. Não se desespere, nem se entristeça, nem faça escolhas equivocadas. Estar sozinho é ruim, eu sei que é, mas ter a pessoa errada do nosso lado é mil vezes pior!!!!! Tenha certeza que tudo que está acontecendo hoje tem o potencial de te preparar para um relacionamento bem sucedido! ACREDITE NESTA VERDADE! 

Não deixe a porta do seu coração aberta pra quem só está de visita. Guarde o seu coração !!! Todo fruto delicioso amadurece lentamente, e é assim com nossa vida sentimental. Fruto fora do tempo além de ser ruim faz mal a saúde! 

Basta confiar no Senhor, descansar, servir à Jesus, buscar à Deus, não se iludir com os manjares oferecidos pelo mundo, nem se deixar levar por maus conselhos. Não perca as esperanças e busque a Deus e o sirva de todo o seu coração!

Há um tempo diferente de Deus para a sua vida e para a minha. Não se compare com suas amigas que estão namorando ou estão para casar. Deus tem um proposito diferente na vida de cada uma. Coisas novas certamente alegrará o seu coração. 

Somente crer e basta!!!!!! Vamos pro em prática em isso???!!!!! 

Acredite queridas, quando é de Deus. Acontece!!!!! E vai ser o melhor para nossas vidas, algo que nem imaginamos!!!!!!! EU CREIO!!!!!!! 

Que Rebeca seja realmente um exemplo de vida. Um exemplo de que Deus não precisa de ações pessoais para cumprir suas promessas! ELE É FIEL!!!! CONFIA!

Os pássaros nos ensinam a sermos felizes, eles não sabem se cantam para ser feliz ou são feliz porque cantam. Na dúvida continue cantando!!!!!!

Algumas dicas da MULHER V:

1. Busque ter as qualidades da MULHER V que estamos estudando.
2. NUNCA chame a atenção de forma errada, com olhares, roupas curtas...
3. Não fique ANSIOSA, sendo assim você irá tomar decisões sem o consentimento de DEUS e poderá errar outra vez... 
4. Não se preocupe com a beleza, já vimos aqui que a MULHER V não é apenas um rostinho bonito...
5. Deixe DEUS escolher por você. Não vá atrás de pessoas do mundo... 
6. Seja sincera, não faça nada com segundas intenções...
7. Descanse em Deus, Ele tem o melhor pra você! 

Um beijão e certa da nossa vitória! 

Paula