quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Sara - Série Mulheres da Bíblia

Feliz Ano Novo Meninas!!! Passaram bem as festas?!! Que 2013 seja um ano repleto de bençãos na vida de todas nós! Estou de volta das férias e dando continuidade aos nossos estudos das mulheres da bíblia, vamos começar pela SARA!!! Assim como SARA todas nós temos sonhos e acredito que assim como eu vocês já fizeram a listinha de projetos e sonhos para o ano de 2013 rs né? O que será que a SARA pode nos ensinar? BOA LEITURA!!! 

Sara
A história de Sara começa a ser escrita por volta de 2 mil anos antes de Cristo (a.C.), quando ela se casa com Abrão. (leia Gênesis 11:30) Esteve ao lado do marido em todas as situações, foi o seu braço direito e partilhou não apenas dos seus desafios e dores, mas também dos seus sonhos e bênçãos.

Exteriormente era uma mulher muito bonita, que despertava paixões até em governantes, mas interiormente sofria com a esterilidade, que a impedia de ter uma vida plena. Afinal, a mulher que não conseguia engravidar naquela época era rechaçada pela sociedade.

Logo após ser apresentada como a mulher de Abraão, Sara é descrita como uma mulher estéril. No capítulo de 16 de Gênesis, versículo 1, a sua condição vergonhosa era novamente exposta. “Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos…”.

A todo instante, a sua humilhação era exposta. Que dor deve ter sentido essa mulher, em ver que o seu sonho não se realizava e o motivo de sua vergonha estava a todo momento sendo mencionado. E por não saber esperar em Deus, ela agiu a seu modo. Realizou o sonho de que o marido tivesse um filho, mesmo que esse filho fosse de outra mulher.

Uma nova história 

Por muitas vezes Sara desobedeceu a Deus. Mas quando ela decide segui-Lo e entregar-se a Ele obtém o seu perdão e misericórdia e começa a escrever uma nova história, com um novo nome, uma nova identidade. E, como filha, torna-se também herdeira de Suas promessas.

No capítulo 17, versículo 15, Deus muda o nome de Sara, (antes ela se chamava Sarai) e faz uma promessa:“… e ela se tornará nações; reis de povos procederão dela.” (Gênesis 17:16) Imagine para uma mulher estéril, que não conseguia realizar o sonho de ter um único filho, se tornar muitas nações?

E quando não existia mais nenhuma luz no fim do túnel, quando a esperança já estava adormecida, eis que Sara dá à luz Isaque. (Gênesis 21:2)

Algo tocante em relação à promessa é que ela se cumpre, tanto na vida de Abraão quanto de Sara, quando eles têm seus nomes mudados. Seria quando de fato eles se converteram a Deus?

Pelo relato bíblico sim. “Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-poderoso; anda na minha presença e sê perfeito.” (Gênesis 17.1) E a partir daí ele tem o seu nome mudado para Abraão.

O que podemos aprender com Sara:

- Que por mais imperfeitos que sejamos, quando há conversão, podemos ser exemplo de virtude;

- Não importa como fomos conhecidos antes, mas depois de um encontro com Deus podemos ter uma nova identidade;

- Há um tempo para tudo. E Deus cumpre a Sua Promessa quando não restar mais nenhum vestígio da velha criatura. 

Pense: As circunstâncias têm abalado a fé de vocês?

SUA PROMESSA

Como foi difícil para Sara (e também para nós hoje!) lembrar as promessas de Deus e esperar por seu cumprimento. As promessas de Deus são reveladas e cumpridas no tempo dEle, o que acontece, freqüentemente, de acordo com um calendário bem diferente do nosso. Esperar com paciência pela operação de Deus pode ser uma das experiências mais difíceis da vida cristã. Somos muito bons no “faça-você-mesmo” e, em geral, acabamos sendo um obstáculo para Deus, quando queremos agir por nossa própria conta.

Você está esperando que Deus lhe faça algo? Já pediu a Ele a salvação do seu marido? De um membro de sua família? Está pedindo que um filho rebelde volte para casa? Está pedindo por um esposo? Quaisquer que sejam as circunstâncias, o tempo de Deus é o melhor. Quando estiver tentada a interferir e a fazer as coisas acontecerem a seu modo, pense em Sara. Sua tentativa de cumprir a promessa de Deus tendo um filho por meio de sua serva, Agar, teve resultados desastrosos. 

Lembre-se de que Deus tem Sua própria agenda. Descanse na segurança de que Ele a ama e cumprirá a promessa que lhe fez.

**Promessas nas Escrituras: 

“Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor” (Sl 27:14)

“Aguardo o Senhor, a minha alma o aguarda; eu espero na sua palavra” (Sl 130:5)

“Por isso, o Senhor espera, para ter misericórdia de vós, e se detém, para se compadecer de vós, porque o Senhor é Deus de justiça; bem-aventurados todos os que nele esperam” (Is 30:18)

“Eu, porém, olharei para o Senhor e esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá” (Mq 7:7)

------------------------------------------------------------------------------
Louve a Deus:
Porque Ele cumpre as suas promessas.

Agradeça:
Por Deus ter um plano gracioso para você, que se desenrolará na hora oportuna, segundo a Sua vontade. 

Confesse: 
Sua ansiedade e auto-suficiência.

Peça a Deus:
Que a ajude a ouvir com atenção e com disposição de coração para fazer a Sua vontade.

Eleve o coração:
Deus fornece pistas de Seu propósito para você plantando sonhos em seu coração. O sonho de Sara era ter um filho. Procure um lugar tranqüilo e passe algum tempo concentrando-se nos seus sonhos. Pergunte a si mesma quais são os sonhos que você tem estado ocupada demais, com medo demais ou decepcionada demais para perseguir. Escreva-os e ore sobre cada um. 

------------------------------------------------------------------------------------

Características da SARA:

1. Dedicada - O filho e o marido dela podiam sempre contar com ela. Ela estava ao lado deles em qualquer situação. Acompanhava Abraão em todas as viagens. 
2. Fiel a Deus - Sara não desistia fácil das promessas de Deus e procurava fazer as vontades dele. 
3. Alegre - Ela recebia as pessoas em casa com felicidade e as servia com prazer.

Sejamos como Sara que não desista nunca dos seus sonhos. Sejamos confiante em Deus e nas promessas dEle! Em 2013 tenha fé que os seus sonhos vão se realizar!!!!

Nunca é tarde para sonhar, tampouco transformar os sonhos em realidade. Não importa quanto tempo dure, Deus nunca esquece de cumprir uma promessa que Ele fez aos seus filhos.

Contente por ter seu sonho realizado, Sara diz: “… Deus me deu motivo de riso; e todo aquele que ouvir isso vai rir-se juntamente comigo.” (Gênesis 21.6)

Que assim como ela, possamos esquecer o passado e reescrever a nossa história, colocando Deus como protagonista de nossas vidas. E que, sustentadas pela fé, possamos assim como ela dizer: Deus tem me dado motivos para sorrir!!!!! 

Deus abençoe!

2 comentários: