domingo, 30 de dezembro de 2012

Raquel - Série Mulheres da Bíblia

A nossa amiga Adriana Mazaia sugeriu que estudássemos a historia de Raquel ou Sara. No post de hoje escolhi a história de Raquel porque é uma linda história de amor com Jacó e assim como eu muitas estão esperando no Senhor! BOA LEITURA! 

Raquel 
Sabe aquelas mulheres lindas, que chamam a atenção por onde passam? De tão perfeitas que parecem, nem passa por nossas cabeças que possam ser infelizes. Mas podem.

Com certeza você já ouviu a história de alguma mulher e pensou: “Nossa, mas parecia que ela era tão feliz.” Talvez você pensaria isso também se conhecesse Raquel, uma mulher linda (Gênesis 29:17), que atraiu Jacó. Raquel era pastora do rebanho de seu pai. Ele, para conseguir se casar com ela, se ofereceu para trabalhar para Labão, pai da moça, durante 7 anos (Gênesis 29:18-20). Mas o sogro o enganou.

Depois dos 7 anos, em vez de entregar Raquel, Labão entregou sua filha Lia, a mais velha, que deveria se casar primeiro (Gênesis 29:23-26). Como estava escuro, Jacó não percebeu quem era.

Podemos dizer que os anos que Raquel esperou por seu marido foram roubados, e pela própria irmã, com a ajuda de seu pai. História triste, mas que o amor de Jacó superou, porque ele não desistiu dela e trabalhou por mais 7 anos para tê-la em seus braços (Gênesis 29:27).

Meninas vocês prestaram atenção no detalhe da história? Jacó amou Raquel!!! E por causa desse amor serviu mais 7 anos. Ao todo Jacó serviu 14 anos para ter seu amor ao seu lado! Que amor lindo!!!!!!!! ♥ 

A história resultou em uma rivalidade entre as irmãs, que disputaram a atenção de Jacó. Apesar de ser linda e desejada por seu marido, Raquel não podia ter filhos, mas Lia, a não-amada, era fértil (Gênesis 29:31).

E com a esperança de ter o amor de Jacó e provocar a irmã, Lia teve vários filhos (Gênesis 29: 32-35). Por conta disso, Raquel deixou que o sentimento de inveja entrasse em sua vida. Ela entrou em desespero e ofereceu sua serva para Jacó ter relações e dar filhos a ele, como se fossem dela. E assim aconteceu (Gênesis 30:3-8). A história continua com Jacó tendo muitos filhos, inclusive de Raquel, que depois recebeu o milagre de ser mãe (Gênesis 30:22).

Depois de muito clamar ao Senhor, Deus lembrou-se de Raquel e ela teve um filho que chamou de José e depois teve um segundo, chamado Benjamim. 

O QUE PODEMOS APRENDER COM A HISTÓRIA DE RAQUEL?

1. Seja feliz com o que tem!!

Será que esta história não se repete nos dias de hoje? Há mulheres que não são felizes com o que Deus dá, ou não têm paciência para esperar o que Ele tem para dar. Raquel era bonita e tinha o amor de seu marido. Para ele não interessava se ela podia ou não ter filhos. Ele foi até o fim para tê-la como esposa, e era isso que importava. Este amor deveria preenchê-la. Mas a inveja e o desejo de ter e ser mais que sua irmã a possuiu.

A beleza exterior não demonstra o que é a pessoa por dentro. Muitas acreditam que são amadas somente por serem bonitas, e não pelo que realmente são. Isso faz com que se sintam sozinhas.

Então, da próxima vez que vir uma mulher que chama a atenção, não se penalize por não ter o mesmo charme que ela; agradeça a Deus por tudo o que você é, pelo que conquistou e pelas pessoas ao seu redor.

2. Deus nunca se esquecerá de nós 

Deus não se esquecerá daqueles que confiam Nele, daqueles que O buscam, daqueles que acreditam. Ele tem o tempo certo para tudo e você, certamente, começará a gerar. Quando você cumpre as etapas, espera o tempo certo, não força uma situação, não força o coração de Deus, você está gerando a resposta. E quando Deus vem é para honrá-lo, para mudar os seus dias! 

Vale a pena confiar em Deus. Vale a pena esperar Nele. Por piores que sejam os seus sentimentos, por mais difícil que seja o que Deus lhe pedir, por mais complexo que seja esperar o tempo divino, faça aquilo que Deus lhe pede. Vai chegar um tempo em que as coisas começarão a mudar. Vai chegar um tempo em que Deus se lembrará de você. E quando as atenções de Deus se voltam para a sua vida, é o momento em que verdadeiramente a sua sorte será mudada! ACREDITE!!! 

Confiemos que Ele nunca nos abandonará e jamais nos esquecerá. Assim como Ele cuidou de Raquel dando-lhe dois filhos, Ele também cuidará de nós que também somos suas filhas. Amém meninas?! 

Será que estamos tendo aqueles momentos de comunhão com o Senhor?

ORE: 'Senhor, aumenta a minha fé! Fazei com que eu confie que estás sempre no controle de toda a minha vida. Não importa o que possa acontecer, pois sei que tens um plano maravilhoso para a minha vida. Que em momento algum da minha vida, eu Te decepcione mas que eu, um dia, atinja a posição de mulher segundo o Teu coração. Amém!' 

Deus abençoe!

Paula

11 comentários:

  1. Amei sua interpretação Irmã a paz do senhor Jesus, ministra da palavra de Deus .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ v

      Excluir
  2. A amada apresentou Raquel com seus defeitos e erros de forma respeitosa. Isso é respeito com personagens bíblicos!!!! Não aguentava ver tanto desrespeito e agressividade com a mesma por parte de muitas mulheres e preletores. Um grande abraço e que Deus continue te usando com sabedoria e respeito que a palavra de Deus merecem.

    ResponderExcluir
  3. Raquel era idólatra, acreditava em crendices populares e roubou os ídolos do seu pai, para ter direito a heranca

    ResponderExcluir
  4. Raquel nasceu numa cultura idólatra, foi enganada pelo pai e irmã, errou, pois não tinha vivência com Deus, mas o Senhor cuidou dela. Não foi apenas Jacó que amou Raquel. Deus a amou e lembrou-se dela e tirou a sua dor, livrou-a do vexame. Ela errou roubando os ídolos de Labão, ela pensava que assim estaria fazendo justiça, pois seu marido foi muito enganado por Labão. Essa prática de querer "ajudar Deus", de querer fazer justiça com as próprias mãos, de errar contra Deus não é um pecado exclusivo de Raquel.Os patriarcas e suas mulheres, homens e mulheres da Bíblia erraram, pecaram e foram perdoados pelo Deus Soberano que conhece profundamente o coração humano. Raquel, apesar dos seus erros,teve sua experiência com Deus.Na história de Israel é lembrada não apenas por ser a mulher amada de Jacó; ela é reconhecida, ao lado de sua irmã Lia, como EDIFICADORAS DE ISRAEL (Rute 4.11). Parabéns, irmã Paulinha! Você valorizou quem Deus perdoou e não desprezou. Que nossos erros e dores, enquanto seres humanos e enquanto mulheres, sejam visitados e cuidados pelo Senhor que nos torna, no seu tempo, edificadoras na sua seara.
    Ótimo estudo!Deus seja louvado!

    ResponderExcluir