domingo, 17 de fevereiro de 2013

Mulher Virtuosa - Livro: A Espera do Amado

Mulher Virtuosa

Um dom duradouro, De valor imensurável. O mais raro dos tesouros, É a reputação de um caráter virtuoso. –JMK
Um dos objetos mais preciosos e perfeitos surge da dor e da irritação — a pérola. Um grãozinho de areia entra na concha da ostra e irrita seu tecido macio. A ostra, por sua vez, respondendo à irritação, produz uma substância dura que, com o passar do tempo, torna-se uma das gemas mais bonitas do mundo — uma brilhante pérola. Na verdade, quanto maior a irritação, mais valiosa a pérola!

Inúmeras mulheres solteiras se vêem como conchas feias, jogadas nas praias da vida, afligidas pelos problemas oriundos da existência a sós. Para piorar ainda mais a situação, comparam sua superfície áspera com a de outras conchas lustrosas e ficam a imaginar se algum homem iria se interessar por elas. Se você se sente como elas, não desanime. Passe a considerar as tribulações da vida de solteira como grãos de areia que serão eliminados o mais depressa possível. Confie que Deus as enviou para criar algo lindo dentro de você. “Meus irmãos tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança”.

Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.

Deus está usando as areias da sua condição de solteira para torná-la perfeita e completa.
Boaz sentiu-se atraído pela virtude e pelo caráter que a vida de Rute exibia. A mulher virtuosa é irresistível ao homem temente a Deus.

A Armadilha do Corpo Perfeito

O mundo tem convencido muitas moças crentes de que o único meio de conseguir a atenção de um homem é ter um corpo perfeito. A Palavra de Deus alerta as mulheres a não se deixarem capturar na "armadilha do corpo perfeito". "Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário." (1 Pe 3:3). Embora não haja mal inerente ao ato de frisar o cabelo ou adornar-se com joias, a verdadeira beleza encontra-se no nosso interior. Esse versículo não está ndizendo que quanto menos atenção dedicarmos à nossa aparência, mais agradaremos a Deus. Muitas mulheres vivem com a concepção errônea de que, para sermos santas, temos de aparentar humildade e desinteresse quanto aos cuidados pessoais. Isso não é verdade. Devemos procurar apresentar-nos da melhor maneira possível. Esse texto está simplesmente alertando-nos para que não devotemos todo o nosso tempo e a nossa atenção aos cuidados exteriores, ignorando as qualidades interiores que precisamos desenvolver. A chave da beleza encontra-se na primeira epístola de Pedro: "Seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus." (3:4) Esse tipo de beleza aprimora-se com a idade.

Digna de um Rei

Quando você imagina o homem ideal, como ele é? Devotado a Deus? Um indivíduo de caráter — disposto a aprender, leal, fiel, gentil e carinhoso? Que tipo de esposa você acha que ele gostaria de ter? Rute não é o único exemplo bíblico de uma mulher à espera do amado que tornou-se uma pérola virtuosa. Veja a história da linda Rebeca, descrita no livro de Gênesis. (Gn 24:16-25). As opções eram poucas na pequena comunidade pastoril onde Rebeca morava. E para dificultar ainda mais, ela trabalhava o dia inteiro, cuidando do rebanho do pai. Contudo, ao lermos sua história, fica claro que não estava "simplesmente esperando". Veja as qualidades que ela desenvolvera para seu futuro príncipe (Isaque). 

Rebeca- trabalha duro; era virgem; não resolvia as suas coisas por conta própria, obedecia seus pais , era generosa com outros , fica claro na forma na generosidade que tratou um estranho.
Ao ser generosa, não esperou nada em troca ou manipulou uma situação para obter um marido, era uma mulher de caráter.

Você tem procurado tornar-se a mulher virtuosa que um homem desejaria ter como companheira? Tem utilizado o tempo disponível hoje para tornar-se santa, de forma a estar preparada, assim como Rebeca estava? Toda mulher, casada ou solteira, deve buscar aperfeiçoar-se à imagem de Cristo. Se Rebeca não houvesse desenvolvido as características de um caráter santo, será que Isaque se sentiria atraído por ela? Talvez por algum tempo... Mas é depois da cerimônia de casamento que um homem e uma mulher passam a se conhecer de verdade. E essa experiência pode ser maravilhosa ou horrível. Deus deseja que cada um procure aprimorar o próprio caráter para que, com o passar dos anos e o declínio da beleza exterior, o amor continue aprofundando-se e crescendo. Você tem procurado tornar-se uma mulher que viverá "feliz para sempre"?

A Hora da Verdade

Existem, pois, duas maneiras de fazer com que um homem nos note. Na primeira, a "armadilha do corpo perfeito", o que chama a atenção dele é a aparência. O único problema é que nosso aspecto físico muda com o tempo. A beleza externa é superficial. A segunda é a santidade de caráter, que foi o que levou Boaz a notar Rute, e Isaque a sentir-se atraído por Rebeca. Seja sincera. Conte 1 ponto para qeu 

Qual das duas táticas você utiliza? Conta 1 ponto para que se adequa a você.

Beleza Interna

Simpática - uma pessoa da qual todos gostam
Busca a Deus em primeiro lugar
Interessante - com objetivos para sua vida pessoal
Deseja conformar-se aos planos de Deus
Realista
Possui interesse real na pessoa que namora e em suas necessidades
Procura crescer espiritualmente
Oferece sua amizade a outros
Comunicativa
Determinada a confiar em Deus
Espera ter amizades duradouras
Aberta a novos relacionamentos
Sua segurança vem do Senhor
Desenvolve qualidades positivas em si mesma
Confia em Deus
Espera pacientemente
Total:

Beleza Externa

Procura agradar apenas àqueles que podem ajudá-la a mudar seu estado civil
Busca um namorado em primeiro lugar
Seus planos pessoais giram em torno da descoberta de um marido
Espera ser "descoberta"
Vive em um mundo de fantasia
Espera que o relacionamento com um homem mude seu futuro
Procura ser fisicamente atraente
Espera que os outros lhe ofereçam amizade
Tímida e reservada
Agarra-se ao namorado com todas as forças
Usa estratagemas para alcançar seus objetivos
Possessiva
Sente-se insegura sem "o homem dos seus sonhos"
Deseja encontrá-lo agora
Confia em estratégias e táticas para "fisgar" seu homem
Sai à caça
Total:

Sua análise pessoal:

Sua análise pessoal: Sua análise pessoal:

Como se saiu? Você tem permitido que o Espírito Santo use os grãos de areia da vida de solteira para criar em você as pérolas preciosas de um caráter virtuoso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário