domingo, 2 de junho de 2013

PG 01/06 - Maria, mãe de Jesus

Meninas, muito bom dia! Segue o estudo de ontem do PG! Para as meninas que não foram, ontem estudamos sobre Maria a mãe de Jesus. Aprendemos tanta coisa além de já sabermos que ela foi a mãe de Jesus!!! Segue um resumão, fiquem a vontade para perguntar!!! 

Maria: mãe, companheira de sofrimento, discípula fiel.

Texto base - Lucas 1. 26- 56

Se você recebesse um teste de múltipla escolha com a seguinte pergunta, como você responderia?
Quem foi Maria de Nazaré?
a) A mãe de Jesus
b) Uma companheira de sofrimento
c) Uma discípula fiel

A linhagem correta / Uma gravidez inesperada:

Lucas 1:26-27 – Haveria algum tipo de erro?

No sexto mês Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, cidade da Galiléia,
a uma virgem prometida em casamento a certo homem chamado José, descendente de Davi. O nome da virgem era Maria.

Lucas 1:28 “O anjo, aproximando-se dela, disse: "Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você! " Não houve erro!!!! 

Ela geraria Aquele que é “cheio da graça e de verdade”

Imagina quantas coisas passaram pela cabeça de Maria. Uma jovem, virgem, ficaria grávida do nada.... e José, o que ia pensar disso tudo, afinal eles eram noivos... Será que ele ia acreditar??? E as pessoas em volta julgando.....

João 1:14 -Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.
Seu filho seria na verdade o próprio filho de Deus.

Lucas 1:30-33- Mas o anjo lhe disse: "Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus! Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus.Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi,e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim".
Lucas 1:34-Perguntou Maria ao anjo: "Como acontecerá isso, se sou virgem? " – Não seria uma indicação de dúvida e sim ela gostaria de saber como seria realizado.
Lucas 1:35-O anjo respondeu: "O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus.

Resposta de Maria.
Lc. 1- 38 Respondeu Maria: "Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra". Então o anjo a deixou.

Uauuu olha ai meninas, quando nos colocamos a inteiramente a Deus, Ele nos leva a caminhos e propósitos maravilhosos!!! Maria foi escolhida para gerar o Messias!!!! Ela sabia em quem ela cria!!! Ela tinha fé!!! Não teve medo!!!!!!!! Ela aceitou!!!! Agora Maria teria que exercer 2 papéis: mãe e discípula de Jesus!!!! Ela é mãe do próprio Salvador!!!! Uauuuuuuuu! Quanta responsabilidade hein!!! 

Contraste com outro personagem:

Lucas 1:18-20-Zacarias perguntou ao anjo: "Como posso ter certeza disso? Sou velho, e minha mulher é de idade avançada". O anjo respondeu: "Sou Gabriel, o que está sempre na presença de Deus. Fui enviado para lhe transmitir estas boas novas. Agora você ficará mudo. Não poderá falar até o dia em que isso acontecer, porque não acreditou em minhas palavras, que se cumprirão no tempo oportuno".

Ao contrário de Maria, Zacarias não teve uma fé tão grande assim..... 

Compartilhando a incrível verdade

Lucas 1:39-45 Naqueles dias, Maria preparou-se e foi depressa para a uma cidade da região montanhosa da Judeia, onde entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o bebê agitou-se em seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Em alta voz exclamou: "Bendita é você entre as mulheres, e bendito é o filho que você dará à luz! Mas por que sou tão agraciada, a ponto de me visitar a mãe do meu Senhor? Logo que a sua saudação chegou aos meus ouvidos, o bebê que está em meu ventre agitou-se de alegria. Feliz é aquela que creu que se cumprirá aquilo que o Senhor lhe disse!”.

Se o Senhor prometeu algo em sua vida, saiba que Ele é fiel em cumprir!!!! 

Uma canção em seu coração:

Lucas 1:46-56-Então disse Maria: "Minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, pois atentou para a humildade da sua serva. De agora em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada, pois o Poderoso fez grandes coisas em meu favor; santo é o seu nome. A sua misericórdia estende-se aos que o temem, de geração em geração. Ele realizou poderosos feitos com seu braço; dispersou os que são soberbos no mais íntimo do coração. Derrubou governantes dos seus tronos, mas exaltou os humildes. Encheu de coisas boas os famintos, mas despediu de mãos vazias os ricos. Ajudou a seu servo Israel, lembrando-se da sua misericórdia para com Abraão e seus descendentes para sempre, como dissera aos nossos antepassados". Maria ficou com Isabel cerca de três meses e depois voltou para casa.

O novo caminho- numa manjedoura: 

Porque somos diferentes, o caminho do discipulado tomará direções distintas para cada um. Mas o caminho de Maria foi exclusivo no mais verdadeiro sentido da palavra. Por quê? 

R: Porque ela gerou o Messias!!! 

Lições no templo- Texto base. Lucas 2

As dores crescentes de Maria

Torna-se até mais claro durante o ministério terreno de Jesus que Maria foi companheira de sofrimento e discípula.

O casamento em Caná. O que aconteceu em Caná?

Quem é minha mãe?

Lucas 8:19-21 -A mãe e os irmãos de Jesus foram vê-lo, mas não conseguiam aproximar-se dele, por causa da multidão. Alguém lhe disse: "Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem ver-te". Ele lhe respondeu: "Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a praticam".

Nessa passagem parece que Jesus foi respondão né, mas aqui ele estava na condição de Salvador, vemos que o Seu amor não é só para com os familiares e sim para todos. Seu amor é universal!!!!!!! :)

A cruz e além - Aos pés da cruz Maria se colocou inteiramente sob a autoridade de Jesus.

Estudo extraído do livro. “ Mulheres discípulas” Boyd Luter e Kathy McReynolds- pág. 31 a 45.

*************************************************

O valor do estudo da vida de Maria. O que nós podemos aprender estudando sobre a vida de Maria?

Aprendemos que Deus escolhe as pessoas humildes de coração. Assim como escolheu a jovem Maria. Ele pode escolher qualquer uma de nós para cumprir o seu proposito! Maria conhecia a Deus pois ela era judia, e os judeus desde pequenininhos estudam a palavra do Senhor. Vamos fazer igual? Estudar diariamente a palavra do Senhor e busca-lo em nossas orações! Quanto mais conhecermos, mais intimas ficaremos Dele e entenderemos o que Ele tem nos falado!! Ela confiava em Deus, não teve medo!!! Ela renunciou sua vontade para viver o que Deus tinha para ela. Quantas vezes o nosso EU fala mais alto, as vezes fazemos até biquinho, birras quando as coisas não saem do nosso jeito né. Mas quando entregamos nossa vida completamente a Deus, podemos não conhecer o que Ele tem pra nós mas cremos que é o melhor!! Vamos experimentar isso agora declarando: Senhor, eis me aqui, faça a sua vontade sobre a minha vida!!!! Vamos experimentar coisas novas vindas do Senhor, as vezes é alguma área da sua vida que precisa de um renovo, porque não deixar Deus dar uma mexida, desprenda-se, deixa com Ele!!!! 

O que mais podemos aprender meninas?????? Deixe seus comentários!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário