domingo, 19 de maio de 2013

PG 17/05 - Murmuração

Nosso estudo de hoje no PG! 

Murmuração
Texto chave: Números 13 
Personagem bíblico: Moisés (40 anos no deserto por causa da murmuração).

Murmurar: conforme o dicionário, é soltar queixumes, lastimar-se, queixar-se em voz baixa, falar mal, apontar faltas, formar mau juízo de alguém ou de alguma coisa.

Acabe com a murmuração antes que ela acabe com você!!

“Nem murmureis como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador” 
(Icor 10,10)

Quais os efeitos da murmuração?

*A importância da fé. Mais de 600.000 homens morreram no deserto por falta de fé. Deus ia lhes dar a terra de Canaã, mas eles não confiaram no poder dele. “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11:6).

*A falta de respeito pela autoridade de Deus. Quando Deus promete, ele cumpre (Tito 1:2)! Não duvide do poder Dele!

*As consequências do pecado. 
O povo rejeitou a palavra verdadeira falada por Calebe e Josué, e mais de 600.000 homens morreram no deserto. O salário do pecado é a morte!

*Uma pessoa cheia de dúvidas vai murmurar em qualquer situação. Uma pessoa cheia de fé vai louvar o senhor em qualquer situação. Olha ai a diferença!

*A murmuração torna a vida amarga - O povo não esperou Moisés buscar uma solução para encontrar água. Eles tomaram a iniciativa de irem até o poço e descobriram que as águas eram amargas. A murmuração destrói a vida de qualquer líder e igreja. Na precipitação, só encontramos águas amargas. Ex 15.23-27

*A murmuração rouba a promessa - Todos os que murmuraram não entraram na terra prometida, foram tragados no deserto. Experimentaram de um grande milagre passando pelo meio do mar a pé enxuto, mas não alcançaram a promessa. As águas de Mara eram um sinal. Elas representavam a vida daquele povo, pois eles eram amargos.

A nossa boca pode assinar o óbito ou decretar a vida. O deserto tem o tamanho da nossa boca. Pela palavra que liberamos o deserto é alongado ou encurtado. Precisamos dominar a língua e aprender que a murmuração nos paralisa no deserto, mas o louvor e a gratidão pelos milagres na nossa vida nos leva a grandes conquistas.

DIANTE DOS OBSTÁCULOS E DOS DESAFIOS, NÃO MURMUREMOS.
Murmuração…
a) Atrai a ira de Deus…
b) Desanima a liderança…
c) Paralisa o povo…
d) Retarda a benção...
e) Não deixa você entrar na terra prometida...

Lembre-se: O diabo não quer que eu e você passe para a outra margem. Ele não quer que você faça nenhum progresso. Ele quer ver você voltar para o lugar de onde veio!

Que a sua boca seja um CANAL DE BENÇÃO para a sua vida e das pessoas a sua volta! 

Quando murmuramos e reclamamos sobre a nossa situação, permanecemos nela.
Murmure e não saia do lugar, Louve e Seja exaltado!!

Uma fórmula indicada por Tiago é muito útil para nos disciplinar neste sentido: "Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar" (Tg 1.19)!

Murmuração é PECADO e acaba abrindo muitas portas para o inimigo. 
“Fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”.

Glorifique a Deus em tudo o que fizer! Se algo deu errado, GLÓRIA A DEUS! Ele tem algo melhor… Se aquela situação não teve o desfecho que você queria, talvez Deus queira te ensinar algo com aquilo… Se está difícil atingir aquele grande objetivo que te trará a vitória, não fraqueje! Não existe vitória sem guerra, e quanto maior a guerra, maior a vitória. 

Precisamos MUDAR AS NOSSAS ATITUDES! Não passe 40 anos no deserto querida… Lembre-se, os que murmuraram não entraram na terra prometida!

Reflexão: O que você tem murmurado mais? Anote as suas murmurações diárias e ore a respeito delas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário