domingo, 28 de abril de 2013

Série Mulheres da Bíblia: Raabe

Meninas, hoje vamos estudar a vida da Raabe. Sua história é bem conhecida... o que será que podemos aprender com ela? Boa Leitura!!!

Raabe: A prostituta que fez parte da genealogia de Jesus!!! Uauuuuuuuu!!!! 

Raabe era uma prostituta na cidade de Jericó. Por isso, vivia às margens da sociedade, um local para os rejeitados. Sua casa, construída em cima dos muros da cidade, provia tanto alojamento como favores para os viajantes. Era um lugar propício para os israelitas espiões ficarem, pois seriam confundidos com os clientes de Raabe; além disso, a casa de Raabe possuía a localização ideal para uma rápida fuga.

O futuro era sombrio para ela e para Jericó sua terra natal, quando Josué enviou seus guerreiros para espionar a Terra Prometida. O exército israelita planejava atravessar o rio Jordão e tomar posse de seu novo território, começando pela cidade idólatra de Jericó. Os espiões estavam na casa de Raabe, quando o rei de Jericó enviou a ela um recado, ordenando que entregasse aqueles homens que supostamente se encontravam em sua casa. Raabe, porém, decidiu escondê-los, em vez de entregá-los ao rei de Jericó. Raabe escondeu-os, despistou os soldados do rei e ajudou-os a sair da cidade. (Josué 2:1 a 21).

Ora, se eu fosse Deus, acho que não deixaria que nenhum de meus servos se aproximasse de uma mulher que ganhava a vida dessa forma, mas, enquanto eu observo apenas as circunstâncias de vida dela, Deus viu o coração dessa mulher!!!

Creio que Raabe não era mais a mesma pessoa a partir daquele encontro com os representantes do povo de Deus. Ela agora tinha esperança. Ela tinha sonhos. Iria fazer parte do povo de Israel e já amava o seu Deus invisível, que era santo, justo e bom. Raabe não precisava mais se prostituir, pois isto não tinha mais significado para si; pelo contrário, ela podia sonhar até mesmo com um marido, um lar, uma família em Israel...

Muitos anos depois desta história, o Senhor Jesus iria dizer: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.” (Mt 5.7.) Raabe realmente alcançou a misericórdia do Senhor. Ela e sua família foram salvos de maneira espetacular, quando o povo de Israel marchou sete vezes, no sétimo dia, ao redor de Jericó, e todos gritaram, e tocaram os chifres de carneiro longamente. As muralhas da cidade ruíram, ficando apenas o trecho onde estava construída a casa de Raabe.

Deus é lindo demais né, Ele olha o nosso interior....ele não vê como os homens...Ele vai além!!!!!!! 

Raabe escondeu os espiões israelitas em sua casa, e por causa disso, Deus protegeu sua família e permitiu-lhes viver com o povo israelita. Ela viveu em Israel pelo resto de seus dias, casou-se com Salmom (Mateus 1:5) e foi mãe de Boaz....que se casou com Rute... que gerou Obede...que gerou Jessé, pai de Davi...de cuja descendência nasceu Jesus. Assim, quais são as qualificações exigidas por Deus para que sejamos usados por ele e tenhamos um relacionamento bem próximo a ele? Acho que apenas uma: “O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração” (I Samuel 16:7). 

Deus está à procura de corações consagrados, de corações arrependidos, de corações que estejam dispostos a esvaziar-se do eu e a encher-se dele. Quando uma pessoa está disposta a deixar Deus agir em seu coração, Deus faz dela uma nova criatura!!!!

Quero te dizer que satanás tentará usar seu passado como munição para atacá-la, esvaziar-se de si mesma é um processo contínuo. O pecado, o egocentrismo e as inseguranças do passado podem entrar de mansinho no seu coração em um instante, essa é a razão pela qual é muito importante a sua escolha. Caminhar diariamente com Deus e pedir-lhe que sonde o seu coração e revele nele algum caminho mau ou imperfeito. O trecho mais bonito dessa passagem de Salmos 139:23 e 24 é a certeza de que esvaziar-se de si mesma significa ser guiada pelo caminho eterno.

O Senhor costuma usar pessoas com a fé simples para realizar seus grandes propósitos, não importa o tipo de passado que elas tenham tido ou quão insignificantes possam parecer. Você não fica contente em saber que Deus não vê as coisas como nós a vemos? Ele não via Raabe como uma criatura poderosa e capaz de realizar grandes coisas por ela mesma. Ele a via e como nos vê também, indivíduos falhos, mas com um coração disposto a ter o poder de Deus fluindo por meio de nós.

Talvez você experimente alguns desses sentimentos de insegurança com relação ao chamado que Deus tem para a sua vida. Saiba que o que Deus fez para transformar Raabe, pode fazer por você também. Creia naquilo que a Palavra de Deus diz a seu respeito, e escolha começar a concretizar o maravilhoso estilo de vida projetado e planejado para você.

Lições de Raabe:

1. Raabe tem muito a nos ensinar, porque, acima de tudo, tinha fé. Mesmo sabendo que Deus havia dado muitas vitórias a outro povo, e que sua cidade ia ser completamente arrasada por Ele, ela confiou na promessa de que seria salva. 

2. A fé de Raabe, além de sua confiança, obediência e o cuidado com a sua família, fez dela uma mulher abençoada e sábia, pois estava certa que, recorrendo ao Deus vitorioso dos israelitas, poderia trocar um futuro de morte por anos de paz e felicidade eterna. A decisão em abandonar suas tradições, pensamentos e estilo de vida, a tirou de uma condição suja para ser lavada pela misericórdia do Senhor, tão somente porque reconhecia sua pequenez e ansiava pela grandeza de um Deus diferente de todos aqueles que servia.

3. O coração sincero de Raabe e suas atitudes chamaram tanto a atenção de Deus que Ele permitiu que uma estrangeira morasse junto do Seu povo, recebendo-a como filha genuína. A sede de mudança desta mulher fez com que Ele a olhasse como santa em meio àquela terra contaminada pela imundícia. Mesmo sendo uma prostituta, ela obteve a autorização do próprio Deus para ser guardada e acolhida. Logo ela, considerada desprezível pelo seu povo, fora salva e colocada junto aos outros santos de Israel (leia Josué 6:22-25).

4. Raabe nos ensina que mesmo que sejamos desprezados e humilhados por este mundo regado de desamor, existe sempre uma esperança para quem deseja mudar. Além disso, a força da fé desta mulher foi responsável por tirá-la da escória e da condição de inferior para tornar-se ancestral do rei Davi e do Senhor Jesus (leia Mateus 1:1-5).

A história dela também nos mostra que por mais que cometamos erros ou vivamos situações difíceis de sair, Deus espera apenas que abramos o nosso coração – por mais sujo e duro que possa ser –, para entrar e transformar o caos em nossas vidas em paz interior. E fazer das ruínas do nosso passado eternas colunas de edificação.

1º Perfil de Raabe – Um coração arrependido
“Por isso, disse à mulher: Perdoados estão os teus pecados.” (Lucas 7:48)

2º Perfil de Raabe – Um coração sábio
“A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata com as próprias mãos a destrói.” (Provérbios 14:1)

3º Perfil de Raabe – Um coração aliançado
“A intimidade do Senhor é para aqueles que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.” (Salmos 25:14)

-------------------------------------------------------------------------

“Mas Josué conservou com vida a prostituta Raabe, e a casa de seu pai, e tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje, porquanto escondera os mensageiros que Josué enviara a espiar Jericó.” Josué 6:25

O mais bacana sobre a história dessa mulher é que ela creu que Deus olhava para ela com outros olhos, diferente de todos ao seu redor. Mesmo sendo uma prostituta até então, Ele poderia mudar o rumo de sua vida se ela simplesmente cresce. E foi o que ela fez! E porque ela creu, ela fez o que fez pelos mensageiros de Josué. E sabe o quê mais? Ela se casou com um homem de Deus e de sua descendência veio a linhagem do Rei Davi e do Senhor Jesus – que honra! Deus não olha para quem você foi até hoje, ele olha para quem você crê que pode ser a partir de hoje.

Mude de vida hoje, viva coisas novas com o Senhor!!!! Ele quer apagar o seu passado e te dar um futuro maravilhoso!!!! Ele é o mais interessado em nos ajudar!!!! 

Beijinho,
Paula

2 comentários:

  1. Muito linda essa mensagem nos ensina muitooo como sermos mulheres seguindo o exemplo de Raabe...bj

    ResponderExcluir
  2. Que Linda e emociante mensagem, que venhamos ser igual Raabe, em nossas lutas e diversidades, coração fé,bondade, sedendo de Deus, sempre dar honra e a Glória ao ETERNO que sempre vive e viverá!!!! inspiradora!!!

    ResponderExcluir