domingo, 30 de dezembro de 2012

Dorcas - Série Mulheres da Bíblia

E vamos a mais um estudo de uma grande mulher da bíblia, DORCAS! Nem todos conhecem a história dela mas temos muito o que aprender com ela! BOA LEITURA! 

Dorcas 
"E havia em Jope uma discípula chamada ... Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia" (Atos 9:36).

Morava em Jope, numa cidade da costa do Mediterrâneo, uma mulher muito preciosa chamada Dorcas. Seu nome significava gazela e em hebraico ela era Talita. Muito querida por todos que habitavam ali, ela procurava fazer túnicas e vestidos para as viúvas e necessitados e, para isso, não media esforços. Ela tinha um coração piedoso e não queria que ninguém passasse necessidade ou sofresse. - Uma das qualidades da MULHER V que vimos até hoje!

Na congregação que ela frequentava, ela trabalhava com muito amor e dedicação. Esta era a Dorcas que todos conheciam, amavam e confiavam. A sua vida é um exemplo para a minha vida. Mas ...

1- O que eu estou fazendo para servir ao meu próximo da melhor maneira possível?
2- Como estou agindo ao perceber a necessidade do meu irmão?
3- Como estou usando o dom e as habilidades que Deus me deu?
4- Sou sensível às necessidades do meu próximo?

Ela não era uma mulher diferente de nós. Vivia neste mundo, trazia com ela a natureza velha mas procuravam superar tudo doando de si mesmas àquelas pessoas que precisavam delas.

A história de Dorcas é muito bonita e muito cheia de amor pelas pessoas. Ela era boa e tinha um bom coração mas ... era humana e, um dia, ela tinha que morrer. 

Certo dia, Dorcas ficou doente, mas tão doente que chegou a morrer. A notícia se espalhou por toda a cidade. Todos os amigos e amigas começaram a chorar. Eles diziam: "olha a roupa que ela fez para mim. Ela é muito bondosa."

A sua morte foi chorada e lamentada por muitas pessoas. 

Deus nunca nos abandona, assim como não abandonou aquelas que choravam por causa da morte de Dorcas.

A Bíblia nos diz que "... ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, lhe mandaram dois homens, rogando-lhe que não se demorasse em vir ter com eles" (Atos 9:38). Pedro, prontamente, atendeu ao chamado deles e foi para Jope. Chegando lá, viu várias pessoas chorando a morte de Dorcas. Algumas viúvas mostravam as túnicas e roupas que ela lhes havia dado. Pedro então mandou que todos se retirassem do quarto, orou fervorosamente e, ao se aproximar dela, disse: "Talita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se. E ele dando-lhe a mão, a levantou e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva" (Atos 9:40b-41).

Uauuuuuuu Deus ressuscitou DORCAS!!!!!!! 

Dorcas foi a única mulher da Bíblia a ser chamada de discípula, ou seja, seguidora de Jesus, aprendiz, aquela que se senta aos pés do seu mestre...

Assim como Dorcas que glorificou a Deus através de seus atos de bondade, glorifiquemos também ao Senhor sendo mulheres generosas, de corações sensíveis e ajudando aqueles que estão necessitados. 

Quantas de nós possuem talentos dados por Deus e se esquecem de usá-los para ajudar alguém?

DEUS TE DEU DONS E TALENTOS PARA SEREM USADOS!!!!!!!! 

Procuremos ter um coração amorosos e sensível, pois isto é o que agrada o Senhor.

SEJA UM EXEMPLO DE BONDADE E AMOR AO PRÓXIMO!!!

SE VOCÊ AINDA NÃO SABE QUAL O SEU DOM E TALENTO, ORE A DEUS, ELE VAI TE RESPONDER!!! COMECE AJUDANDO O PRÓXIMO E FAZENDO A OBRA!

Pudemos aprender também que DEUS ouve nossas orações. Ele ouviu a oração de PEDRO!!

"Obrigada Deus, por ouvir e responder as orações. Em nome de Jesus. Amém". 

Deus abençoe,
Paula 

Nenhum comentário:

Postar um comentário