domingo, 30 de dezembro de 2012

Ana - Série Mulheres da Bíblia

Hoje vou contar um pouco sobre a história de ANA, a mulher que esperou em Deus! Leia I Samuel 1:-8 e Reflita.

Ana 
Acho que a maioria de nós estamos esperando algo por parte de Deus né, vamos aprender com ela o que devemos fazer! LEIA ATÉ O FIM, VOCÊ SERÁ MUITO EDIFICADA! BOA LEITURA. 

A Bíblia nos conta a história de uma mulher extraordinária, Ana. Seu esposo chamava-se Elcana, homem da tribo de Efraim, filho caçula de José. Ele era amoroso e procurava sempre agradar sua amada esposa, com palavras de ânimo, por meio de atitudes de honra e confissões de seu amor sincero. 

Entretanto, Ana tinha uma grande angústia em seu coração: ela era estéril. Nunca poderia gerar filhos. O passar dos anos ia aumentando sua tristeza. Sentia-se incapaz de corresponder ao amor de seu marido, dando-lhe um fruto desse amor. Além disso, a Escritura Sagrada relata que Ana tinha uma rival: Penina. Esta era a segunda esposa de Elcana e tinha filhos com ele.

Penina irritava excessivamente a pobre e sensível Ana, porque esta possuía o amor do marido. “No dia em que Elcana oferecia o seu sacrifício, dava ele porções deste a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos e filhas. A Ana, porém, dava porção dupla, porque ele a amava, ainda mesmo que o Senhor a houvesse deixado estéril” (1Sm 1.4-5.)

Mesmo Ana tendo o amor de seu marido, ela se sentia muito triste por não poder gerar um filho. 

O que fazer? Ana nos dá a resposta: ORAR.

Orar com intensidade e firmeza. Orar com perseverança na direção da perfeita vontade de Deus. Arriscar pedir a realização do sonho de sua vida. Lançar sobre o coração de Deus toda a ansiedade do coração humano e esperar, com fé, o que vai acontecer... ORE COM FÉ!

Ana servia a Deus, e sabia que era pra ele que era poderia correr. A Bíblia nos fala que ela estava amargurada, e que ela orou e chorou muito diante do Senhor. Ana fez uma promessa ao Senhor, de que entregaria seu filho a ele, para servi-lo, se Deus a respondesse.

Quando Deus concedeu-lhe o filho, ela cumpriu o que prometera.

Ana buscou em Deus a resposta para seu problema. Ela perseverou em oração e chorou muito clamando ao Senhor por um filho. Ela não desistiu - já falamos isso nos posts anteriores, NÃO DESISTA!

Ana é um exemplo para nós, e podemos aprender algumas lições com ela:

1 – Ana buscou em Deus a solução para seu problema: Embora o problema parecesse impossível de ser resolvido, levando em vista que na época de Ana não havia a tecnologia e os tratamentos que temos hoje, Ana servia a Deus e sabia que ele poderia mudar a sua situação. Não vemos Ana reclamando ou murmurando com outras pessoas a respeito da sua infertilidade e muito menos sobre a humilhação que era submetida por Penina. Ao invés disso, ela falou com o Senhor, o único que poderia ouvi-la e fazer algo a respeito. 

2 – Ana perseverou em oração: A Bíblia nos fala que Ana perseverou no Senhor, clamando e derramando seu coração diante dele. Ana chorou muito em suas orações, pois estava machucada e amargurada. Mas ela sabia que Deus estava ali com ela e que ele estava recebendo suas lágrimas. Ela não desistiu. Perseverou até o fim.

3 – Ana adorou e alegrou no Senhor, pois confiava em sua palavra: A Bíblia nos diz que a perseverança trás esperança (Rm 5:4) e Deus viu que Ana estava perseverando em oração. Por isso mandou o sacerdote Eli falar com ela. Quando Eli chegou ao templo e viu Ana orando ele pensou que ela estivesse bêbada (I Sm 1:13-14), mas quando Ana lhe disse que estava orando ao Senhor Eli lhe deu uma palavra de esperança enviada pelo Senhor (I Sm 1:17). Ao ouvir isso Ana se levantou não mais amargurada, mas feliz, crendo que Deus iria cumprir sua palavra. Ela, juntamente com seu marido, foi adorar a Deus. Eu imagino que Ana agradeceu muito a Deus, e depois de tantas lágrimas conseguia sorrir diante do altar da adoração.

4 – Ana entregou ao Senhor aquilo que dele recebera: Ana havia feito uma promessa ao Senhor, de que lhe entregaria seu filho para servi-lo, se ele atendesse seu pedido. Ana não estava barganhando com Deus, ela estava disposta a devolver a Deus o presente que ele lhe desse. Ela não queria um filho para dar o troco em Penina por todas as humilhações que passou. Ela não queria um filho para ser melhor do que outras mulheres que também não podiam ter. Ela queria um filho para ser completa, para ter uma família completa, para cumprir uma ordenança do próprio Deus (Gn 9:1). Por isso Deus lhe concedeu um filho. Ele sabia que ela estava disposta a abrir mão dele por seu amor ao Senhor. 

Muitas vezes Deus não nos dá o que pedimos porque nossas intenções não agradam o coração dele. Ele sabe que se nos der o que pedimos isso irá nos corromper e nos afastar dele. Deus tem prazer em dar presentes aos seus filhos, mas muitas vezes não os dá porque sabe que não ainda não estamos prontos.

Quando conseguimos entender o que é esperar em Deus e devolver a ele o que é dele, então ele tem prazer em nos dar o que pedimos. 

Que sejamos como Ana, mulher que amava e servia ao Senhor e que entendia que ele tinha o melhor para ela no tempo certo.

Qual a área de nossa vida que está estéril, e não tem dado frutos? É a sua vida sentimental, profissional, familiar, ministerial, espiritual? Através do que vimos na vida de Ana, quando chega a hora de Deus agir, Ele pode dar infinitamente mais do que pedimos.

Temos que perseverar naquilo que queremos. Ana foi perseverante. Ela não desistiu, mostrando que uma mulher de fé confia realmente nas promessas de Deus.

Quando trabalhamos, trabalhamos, quando oramos, Deus trabalha! ♥

Um beijo,
Paula

4 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Primeira vez que visito seu blog, primeira postagem sua que leio mas já sei que aqui é só benção de Deus.Sinceramente Paulinha Deus falou mt com vc enquanto vc escrevia pois este post está muito abençoado.
    E o q vc disse é real: JAMAIS nã oimporta a circustância nunca devemos desistir de Deus.Pois Ele não desistiu de nós!

    Fica com Deus!

    Visite meu blog: http://goo.gl/P6mbxR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário! Deus é bom demais conosco!
      Beijos :)

      Excluir
  2. Estou amando ler seu blog, tenho aprendido mto e compartilhado. Glória a Deus pela sua vida e que vc continue sendo mto usada pelo Senhor. Que sejamos como Ana.

    Bjs

    ResponderExcluir