terça-feira, 26 de agosto de 2014

Sansão - Por que ele começou tão bem e terminou tão mal? 2° Motivo

2° NUNCA PERCA A CAPACIDADE DE APRENDER (Juízes 14:1-3)

1 E desceu Sansão a Timna; e, vendo em Timna a uma mulher das filhas dos filisteus, 2 subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timna, das filhas dos filisteus; agora, pois, tomai-ma por mulher. 3 Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: Tomai-me esta, porque ela agrada aos meus olhos.

Ele era centrado em si mesmo, indisciplinado e arrogante, por isso não era ensinável.
Ele não sabia ouvir. Logo no início da sua história seu pai procurou convencê-lo de um grave erro, casar-se com uma mulher de Timma, (filha dos filisteus, povo inimigo) jugo desigual, mas ele "não sabia ouvir".

NEM TUDO O QUE RELUZ É OURO! CUIDADO! NÃO PROCURE FORA DOS CAMINHOS DO SENHOR!!!! AMÉM?!

Meninas creiam que Deus tem o melhor para a sua vida! Espere, porque Deus lhe dará um servo de Deus como esposo!

Não caia na bobagem de ir buscar fora do povo de Deus seu futuro esposo.
Não saber ouvir, não querer aprender é uma das maiores características de quem vai se dar mal na vida. Sansão não dá ouvidos pra seus pais. Isso lhe parece semelhante?

Quantas vezes agimos como Sansão: Eu sei o que é melhor pra mim! Já sou grande! Eu sou dono do meu nariz! O mundo de hoje está te ensinando a não dar ouvidos para ninguém, somente para você mesmo. (Livre para voar, independente, faça seu destino, etc...) Quantas vezes você não consegue receber uma instrução do seu Líder, Pai, pastor?

Veja o que virou essa história: O casamento de Sansão acontece, mas a história é uma tragédia. Sansão propõe um enigma na festa e quem descobrisse ganharia uma recompensa. Ninguém descobre, a sua mulher tira a resposta e entrega ao seu povo, quando eles respondem para Sansão ele fica furioso, mata 30 homens só para pegar o que havia prometido como recompensa. Então ele vai embora para casa, e o Pai da menina a entrega para outro homem. Quando ele volta vê isso e de vingança queima os campos dos filisteus. Quando os filisteus descobrem que fora Sansão, vão até a casa do seu ex-sogro e de sua filha e os queimam vivos.

Sansão nunca admitiu os seus pecados, seus erros, nunca se humilhou perante Deus.
Uma pessoa que não quer aprender nunca melhora só piora.

ESPERE EM DEUS!!! NADA DE JUGO DESIGUAL!

“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?” (2 Co 6.14)

Edificou? Deixe um comentário :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário