domingo, 3 de fevereiro de 2013

Perseverando em oração

Achei um artigo muito bom sobre a questão de perseverar em oração... mas a gente sabe que não teremos respostas para todos os nossos "porquês", tem coisas que não vamos entender... mas acho que o importante é não desanimarmos, a bíblia diz: Orai sem cessar!!!! 

Até que ponto devemos perseverar em oração por uma pessoa? Mesmo se ela recusar o evangelho, devo continuar orando, ou isso será em vão?

A Bíblia nos encoraja dizendo que a oração de um justo jamais é em vão, mas “pode muito em seus efeitos” (Tg 5:16). Isso não significa que se você perseverar é certo que seu pedido será atendido, mas certamente existe um fator de recompensa aos que perseveram!!! 

"Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração.” (Rm 12.12)

É o que Jesus ensina na parábola da viúva importuna (Lucas 18:1-8) – “contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer”. Ele contrasta a maldade do juiz que “não temia a Deus, nem respeitava os homens” com nosso bondoso Deus que nos escolheu. Se o juiz atendeu o pedido da viúva pela insistência dela, será que Deus irá desconsiderar nossa oração? Certamente não!

Jesus nos ensinou a perseverança na oração até que nossa causa seja resolvida, ou até sentirmos a doce paz em nossos corações, como prova de que Ele já nos respondeu, mesmo que ainda não tenhamos visto sua resposta absolutamente concretizada, mas apenas um sinal dela. Este foi o caso de Elias, quando pediu chuva ao Senhor e o seu discípulo viu apenas uma nuvem do tamanho da mão de um homem (1Rs 18.42-44). Ele parou de orar não apenas quando a chuva caiu, mas quando viu a nuvem se aproximando.

Lembre-se, também, dos inúmeros testemunhos de pessoas que perseveraram por décadas. Ou mais, lembre-se de Abraão que morreu na fé, sem ter recebido as promessas (Hebreus 11:13). Contudo, ele foi atendido.

Em uma pregação, Paul Washer ensina algo que me foi muito relevante. Ele diz algo como: “muitos falam que Deus sempre responde oração; às vezes Ele diz sim; outras vezes, não. Eu não gosto muito disso”. Então, ele passa a ensinar que sempre que buscamos a Deus com fé, Ele é galardoador dos que o buscam (Hebreus 11:6). Ou seja, não há uma oração que vai receber somente um “não” se for feita com fé (e por fé entenda confiança no poder e na vontade de Deus e não confiança na nossa medida de fé ou no nosso jeito de orar). Talvez o galardão que Deus lhe dê não seja o que você esperava. Mas sempre será para seu bem (Romanos 8:28). Paulo pediu para que Deus retirasse seu “espinho”… Deus não tirou. Ele deu algo melhor para Paulo: um lembrete de humildade e um transbordar de graça – “minha graça te basta” (2 Coríntios 12:9).

Então, persevere em oração, pois nenhuma é em vão. Vamos perseverar em oração sem desanimar.

Colocar a fé em ação e ter certeza que Deus responderá. Em Lucas 11:9 temos 3 promessas:

1 - Pedi e dar-se-vos-à = ou seja, podemos pedir que receberemos!

2 - Buscai e achareis = Buscar com a certeza que vamos encontrar!

3 - Batei e abrir - se - vos - à = Bater e com toda certeza a porta será aberta!

Pode ser que Deus responda um não. Creia que é para o seu bem. Tem coisas que não entendemos. Deus faz e ponto. Mas não se esqueça, para TUDO existe um propósito. O "NÃO" de hoje será o "SIM" de amanhã! Deus não faz do nosso jeito, Ele faz o que é melhor para nós! 

O meu pai não é cristão. Eu e minha mãe somos. Nasci na igreja e até hoje oramos pela salvação do meu pai. Tenho fé que este dia chegará. Pode ser que ele ouça a palavra de outra pessoa e se converta. Pode ser que ele sozinho tome a decisão de ir a igreja. Não sei o que Deus tem para ele. Não sei quando e como será. Neste tempo o que fazemos é orarmos!! O meu avó faleceu o ano passado e ele aceitou a Jesus dias antes de morrer. Aleluia!!! Graças a Deus que foi em tempo! 

As vezes estamos quase chegando perto da benção e desistimos, paramos no meio do caminho, cansamos... Orai sem cessar: no ônibus, na escola, no trânsito, em casa, no trabalho, em todo lugar é lugar de orar!! 

Creio que nossa oração não é em vão. Se Deus atendesse todas as nossas orações em instantes será que nós o buscaríamos por amor, o adoraríamos em espirito em verdade ? Será que não estaríamos mais interessadas no que Ele pode fazer ao invés de estarmos interessadas por quem Ele é? Pense nisso meninas!!! 

Desafios para a semana: Procure orar mais (Ef 6.18). Desenvolva sua vida devocional, tendo um tempo especial para Deus (Sl 5:3). Ore com gratidão e perseverança (Cl 4:2). Faça seus alvos de oração e anote as respostas com as datas.

Adquira o hábito de adorar ao Senhor diariamente (Sl 29.2)! 

Beijos
Paula!

Um comentário:

  1. Adorei esse estudo! Vou compartilhar no grupo de mulheres de minha igreja pra edificar mais vidas!! Paz do Senhor !!!😃😃😃

    ResponderExcluir