domingo, 30 de dezembro de 2012

Rute - Série Mulheres da Bíblia

A história de Rute é uma das mais amadas da bíblia, vamos descobrir juntas o que podemos aprender com ela! Boa leitura meninas!!

Rute
Rute nasceu em família pagã. Um dia chega uma família de hebreus vindo morar em Moabe. Elimeleque, com sua esposa Noemi e seus dois filhos Malom, e Quiliom. Rute se casa com um deles e aprende coisas sobre o Deus dos hebreus. 

Passado um tempo todos os homens da casa morrem. Rute toma a decisão de seguir Noemi e o seu Deus, ai sua história muda. O que não muda é o nosso Deus!

Rute acompanhou Noemi de volta a Belém, porém, sua vida no início não foi nada fácil. A moabita não era vista com bons olhos pelas ruas da cidade. Ela era uma mulher sozinha em uma terra estrangeira, que tinha que ir ao campo, executar trabalho para conseguir o que comer. Ela vai em frente, encara a colheita, trabalha de sol a sol, faz o que é necessário para o bem de sua família. 

Na providência do Senhor, Rute eventualmente conhece um homem chamado Boaz, homem bom e piedoso. Boaz a trata tão bem que ela se surpreende; como é que uma estrangeira pode ser tão bem tratada? Noemi percebe a oportunidade de ao mesmo tempo conseguir um marido para Rute e recuperar as terras de seu marido falecido. 

Não existem “acasos ou coincidências” na vida dos filhos de Deus, pois Ele, cuida e guia nossos passos. Nada pega Deus de surpresa! 

Rute saiu para buscar espigas (ninguém havia mandado) SEM companhia, mas estava com Deus, no qual dirigiu seus passos até aquele campo.

E foi no campo, que um homem chamado Boaz a viu, e deu ordem aos seus segadores que deixassem espigas espalhadas para que Rute, recolhesse e levasse a sua sogra.

Rute não sabia naquele momento, mas Deus estava mudando a sua história. E é assim nos nossas vidas também meninas!

Com seu trabalho, amor, dedicação... todos na cidade viam quanto Rute se preocupava com sua sogra. Até o proprietário Boaz disse: Toda a cidade do meu povo sabe que és Mulher Virtuosa!

Veja que interessante meninas a semelhança entre Rute e a M.V. de provérbios que estudamos! Elas tem em comum pelo menos 8 características pessoais. Ambas eram:

1-Devotas a família. (Rute 1:15-18, pv 31:10.13) 
2-Felizes no que faziam (Rute 2:2, pv 31:13) 
3-Diligentes em suas ocupações (Rute2:7,17,23; pv31:14 ao27) 
4-Delicadas quando falavam (Rute2:10,13; pv31:31:26) 
5-Dependentes de Deus (Rute2:12 ; pv31:25 ao30) 
6-Zelosas quanto ao seus vestidos (Rute 3:3; pv31:22ao25) 
7-Discretas com os homens (Rute3:6,13; pv31:11,12,23) 
8-Fonte de Benção (Rute4:14,15; pv31:28,29,31)

O final da história é de encher o coração; Rute a moabita é agora parte do povo de Deus. Ela que nascera sem esperança humana de conhecer o Deus verdadeiro, por meio da maravilhosa teia da providência divina casou-se com Boaz. E o final do livro reserva surpresas! Rute se torna ancestral do próprio Rei Davi!

Linda história!! Aprendi que Deus é quem dirige os nossos passos e coincidências não existem...é Deus trabalhando! Cabe a nós sermos fiéis!

A história de Rute mostra a providência de Deus em meio às adversidades e tristezas.

Deus usa pessoas simples e acontecimentos corriqueiros para alcançar os seus propósitos. Basta que tenhamos fé para enxergar nas infelicidades os milagres que poderão acontecer! FÉ MENINAS!! ACREDITAR NO MILAGRE!!!

A história de RUTE mudou completamente. O que não muda é o nosso Deus. Rute pode ser eu, você. A história continua a mesma, o que muda são os personagens!!!! Assim como ela teve um final feliz, nós também teremos! Amém meninas??!!!

Deus abençoe!

Paula. 

7 comentários:

  1. O que eu penso e imagino além de toda esta delicadeza de Ruth é sua fortaleza moral, imaginemos o tanto de preconceito que ela assim como sua SOGRA Raabe NÕA SOFRERAM em meio ao povo de ISRAEL ? Emaginemos o preconceito dos proprios HOMENS cujo coração cairam apaixonados por estas mulheres ?
    Em tudo isto vemos DEUS que olha os corações e confunde os homens, mesmo sendo seus servos.
    Imaginemos BATSEBA lá na frente e todo pecado entre ela e DAVi, e memso assim DEUS escolheu SALOMÃO...tem muita coisa que é impossivel a BIBLIA descrver, mas se o resumo é impactante imaginemos o que nao foi trabalhado nestas pessoas para que Deus os escolhesse com extremo amor e exaltação ?
    LEIAM os livros de FRANCINE RIOVERS E TESSA AFSHAR sobre estes personagens para vcs terem uma ideia da força destas mulheres.

    ResponderExcluir
  2. Gente mais qual era as características físicas dela?

    ResponderExcluir
  3. Deus é Deus 🙌🙌🙌 , mim edificou bastante . Tanto que vou ler varias vezes. Aleluiaaa

    ResponderExcluir
  4. amo histórias desde infantis.
    É Bíblicas

    ResponderExcluir